23.8.13

MAGOADO, TALVEZ! PERPLEXO, MUITO!


Magoado, talvez! Perplexo, muito! O aparecimento do meu nome como candidato na coligação «Odivelas Merece Mais» incomoda alguns militantes dos círculos políticos de Odivelas. Até já tiveram o distinto descaramento em escrever, nas redes sociais, que não entendem como aceito, agora, perder para o CDS, MPT e PPM, o estatuto de independente, quatro anos depois de ter sido candidato eleito na coligação «Em Odivelas, Primeiro as Pessoas».
Estas afirmações só podem acontecer por total subversão da realidade, do que se passou pós-11 de Outubro de 2009, o dia das eleições.
Mas o pior, sucedeu hoje!
Fiquei boquiaberto: Ouvir de alguém que julgava conhecer, dizer que dentro da nova coligação, há quem tenha a certeza absoluta que, caso seja eleito em Setembro próximo, me tornarei imediatamente em «bancada independente», na Assembleia Municipal, para auferir o maior número de senhas de presença possível, quer nas sessões, quer nas muitas reuniões das comissões... Para poder ir a todas e amealhar um verdadeiro salário.
Ora isto apenas poderá ser um gracejo. Uma piada de quem não me conhece, efectivamente. De quem não divisa o meu caracter, a minha ética.
Muitos dos que vão ler este ‘post’ trabalharam ao meu lado, durante quase vinte anos. Não receio por serem meus amigos nas redes sociais, às claras de todos. Antes, abre-me a felicidade! Só sinto tristeza por alguns terem deixado subitamente o convívio dos vivos. Sabem que nunca ultrapassei regras de ouro: Que não trepei por cima de ninguém. Que jamais tentei colher benefícios de um único tostão, entre milhões de contos (largas dezenas de milhões de euros) que me «passavam pelas mãos» todos os anos. Que tanto respeitava 1 escudo, como 1 milhão. Foi assim que fui educado. Foi assim que me ensinaram. Que saí de perto destas pessoas, que sempre respeitei e algumas muito admirei, de minha livre vontade. Não fui despedido! Nem convidado a sair!
Ainda hoje, se podem ver trabalhos da equipa a que pertenci (que também dirigi a partir de determinado momento) com enorme honra. Os que já não se podem ver, encontram-se registados, em imensas memórias fotográficas ou em audiovisual. Não tenho vergonha do que fiz. Antes, um enorme orgulho. Talvez, com saudosismo desmesurado.
Não me escondo dentro de quatro paredes de um gabinete, a ler almanaques, nem manuseio o que não é meu ou furto o que é pertença colectiva, apregoando moral que não têm ou apelando ao conflito quase permanente. Sujando o prato de que se servem. Não escondo as minhas origens, porque não tenho vergonha delas, dos erros dos meus. Prefiro juntá-las a uma enormidade de coisas boas que vivi: trabalho intenso, privar com vedetas, viagens loucas... E, por vezes o pior: esquecer a família.

PARA CLARIFICAR!
No entanto, importa clarificar:
        I.        Em 2009, fui candidato independente, proposto pelo PSD, na coligação «Em Odivelas, Primeiro as Pessoas» que incluía ainda os partidos CDS-PP, PPM e MPT;
      II.     Para as próximas eleições, mantenho-me como candidato independente, proposto pelo CDS-PP, na coligação «Odivelas Merece Mais» que integra novamente o PPM e o MPT (também muitos simpatizantes e ex-militantes do PSD), para ocupar o 2º lugar na lista à Assembleia Municipal.
    III.       Em 2009, promovi a «bancada Independente» - somente - porque os candidatos do PSD eleitos, optaram por fazer um acordo de governação com o PS, a troco de dois pelouros no Executivo camarário e de avenças para outros militantes no valor de dezenas de milhares de euros. Desfizeram a coligação, como a legislação prevê, e ignoraram por completo o programa que defenderam durante a campanha e pelo qual mereceram a confiança dos eleitores.
    IV.      Foi em consonância com a minha ética e pelos princípios defendidos pelos Vereadores Independentes, os deputados municipais do CDS, PPM e MPT que entendi constituir-me como «bancada independente». Não foi qualquer outro motivo que me encorajou a essa atitude.
      V.    Só alguém pequenino de visão, com ideias distorcidas e que – seguramente - não me consegue conhecer, é que poderá afiançar que constituirei «bancada independente», logo terminado o escrutínio do próximo dia 29 de Setembro.
Simplesmente lastimável!

 

Sem comentários: