3.6.13

ENQUANTO SE ASSISTE À REVIRAVOLTA EM CHELAS “ABARRACAM-SE” PRÉDIOS DOS BAIRROS CHIQUES DE ODIVELAS

Fiquei surpreendido com a reviravolta da Zona J, em Chelas. Demoliram-se alguns imóveis que prejudicavam o bairro e arrumou-se o espaço público. Também os edifícios mais recentes, nas franjas da Zona J, são de uma excelente aparência arquitetónica e com acabamentos cuidados. Na noite de sexta-feira, todos os que foram assistir à procissão organizada por franciscanos em véspera de uma peregrinação a Fátima foram bem recebidos. Decididamente Chelas quer mostrar-se renovada: Quase não há artefactos nas fachadas dos edifícios. Voltam à originalidade e começam a mostrar-se cuidados.
Em contrapartida fui surpreendido pela negativa na Ribeirada, no prédio onde habito que devagar, devagarinho vira a uma espécie de gaiola de bairro social sem regras. Há cerca de 5 anos 2 vizinhos colocaram estores exteriores nas janelas da cozinha, a primeira foi uma actual candidata à presidência da Câmara Municipal, então trabalhadora da autarquia. Agora, mais um condómino decide colocar um roupeiro de plástico na varanda a juntar aos estendais aplicados de qualquer maneira, tudo sem qualquer sentido estético. Aliás, esta é uma prática que se começa a espalhar também no emblemático bairro das Colinas do Cruzeiro.
Percebemos que existem um conjunto de portugueses, maioritariamente jovens, que se estão completamente nas tintas para o trabalho dos arquitectos e também para os demais condóminos, violando regras estabelecidas e ignorando o senso comunitário.
Caso para dizer que a degradação urbana não se confina aos bairros sociais. Nos mais chiques há quem mostre que se encaixava bem melhor em bairros de lata.

A juntar aos estendais da roupa, agora surgem armários nas varandas
 
Colocam-se estores com caixa por fora das janelas

1 comentário:

LaC.R disse...

Já vale tudo para criticar... Havendo tantas e variadas situações, nomeadamente o tradicional "fechar a marquise", o que abunda em toda a cidade, tinham de ir buscar um caso de uma candidata à Câmara. O desespero do CDS_PP dá pena. O partido merecia militantes melhores.