27.6.13

Afinal, cumprem-se ou não os acordos com o Sporting?


Em causa as dívidas do clube
pelo aluguer do Multiusos
e o eventual incumprimento
na construção do
novo complexo desportivo

A propósito das dívidas do Sporting à empresa municipal referentes às mensalidades acordadas para utilização do pavilhão multiusos de Odivelas, pela equipa de futsal, Paulo Aido, na última reunião do Executivo camarário, questionou: “Se a Sra. Presidente ou o Sr. Administrador da Municipália já conseguiram alguma garantia, da atual direção do Sporting, dos pagamentos das mensalidades em atraso relativas à utilização do Multiusos e sobre qual é o montante em falta presentemente”.
O vereador independente interrogou ainda: “Se a autarquia já tinha garantias sobre o cumprimento do acordado, por escritura de cedência do terreno, para o complexo desportivo do Porto Pinheiro”.
Trata-se do antigo terreno onde se encontrava o campo do Odivelas Futebol Clube, entretanto já demolido e onde já se devia ter iniciado a construção de um novo complexo desportivo que inclui um novo campo de futebol e um centro de alto rendimento.

Conhecer o calendário do levantamento das ossadas
e recolha dos espólios dos defuntos

“Existe algum calendário para o levantamento de ossadas e recolha dos espólios dos defuntos?”, perguntou Paulo Aido a propósito dos recentes e lamentáveis acontecimentos no cemitério de Odivelas, aliás amplamente noticiados pelos Órgãos de Comunicação Social.
O autarca perguntou também pela “instituição ou instituições que a Câmara Municipal de Odivelas utiliza para incinerar ou acondicionar os espólios dos defuntos, resultantes do levantamento das ossadas”. Aquele vereador quer ainda receber um mapa com os custos pagos pela Câmara Municipal por este serviço, no ano de 2011 e 2012, e um outro com custos previsionais caso se utilizasse o equipamento incinerador instalado no Cemitério de Odivelas.

Saber a situação financeira da Câmara

Nesta reunião do Executivo camarário, o vereador independente abordou ainda a situação financeira da Câmara Municipal, questionando sobre o montante global da dívida da autarquia no final do 1º trimestre de 2013. Mas pediu os valores detalhados, ou seja dos compromissos totais para com fornecedores, banca e respetivos encargos.
Em seguida, Paulo Aido, interrogou sobre “os montantes das obrigações globais a curto e médio prazo, descriminadas entre fornecedores, banca e empresa público-privada Odivelas Viva. Também pelas importâncias totais liquidadas durante o 1º trimestre deste ano, e os montantes que se preveem pagar até ao final do 3º trimestre do ano”.

Quem vai investir 70 milhões
na rede de abastecimento de água?

“Atendendo ao anunciado no editorial assinado pela Sra. Presidente, publicado no folheto que foi distribuído há pouco mais de um mês, na semana de 6 a 10 de Maio último, gostaria de lhe perguntar em que período de tempo se fará o investimento de 70 milhões de euros na rede de abastecimento de água?”, questionou o vereador independente que perguntou pelo nome da entidade que se propõe fazer tal aplicação financeira e “quantos clientes dos SMAS existem no concelho de Odivelas?”, porque “importa perceber o investimento que será realizado ‘per capita’”.
Paulo Aido levantou ainda duas outras questões: “Que razão leva a Sra. Presidente a quase duplicar o valor do investimento necessário, em pouco mais de 3 meses, e qual o papel da EPAL, Águas de Portugal, na fixação dos preços aos Serviços Municipais de Águas que abastece?”

Sem comentários: