8.4.13

Pode Haver Luz (23) - Uma Referência.

Estamos a atravessar tempos onde impera a dúvida e a incerteza, tempos onde por vezes temos dificuldade em encontrar uma luz de esperança, um caminho ou apenas uma pequena e simples referência. Tempo onde vemos muito do que tínhamos dado por adquirido e inquestionável fugir-nos ou escapar-nos entre as mãos.

Questionamos e interrogamos o porquê e nunca conseguimos obter uma resposta objectiva e cabal, porque será?

Questões conjunturais deste novo mundo globalizado e a velocidade sem precedentes a que tudo gira, a qual nos tira a serenidade e o tempo necessário para colhermos o que de melhor passa por nós, estão certamente na base desta confusa pirâmide ou no epicentro deste turbilhão.

Importa no meio de tudo, de toda esta confusão e de toda esta velocidade conseguir apanhar boas referências e bons sinais. Mas não chega, depois de os colher é necessário acarinhá-los, valorizá-los e contribuir para os fortalecer, só assim poderão crescer e ganhar maior relevância.

Vem tudo isto a propósito da recente eleição do Papa Francisco. Independentemente se sermos católicos ou não, de termos mais ou menos Fé, com este Papa têm chegado imagens de valores que são indispensáveis para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana, de todas elas destaco as mensagens e os exemplos de HUMILDADE.

A humildade torna-nos mais solidários, consequentemente mais unidos e por isso mesmo mais fortes; a falta dela desune-nos, divide-nos e fragiliza-nos.

Referenciar e referenciar-nos no Papa Francisco pode ser um caminho para fazer face a este tempo conturbado, difícil e doloroso que todos estamos a viver.



Nota: Peço desculpa, a todos quantos acompanhavam esta coluna, por estas pequenas férias ou, melhor dizendo, interrupção. Aproveitei o Domingo de Páscoa para escrever este primeiro texto, melhor dia para recomeçar não podia haver.

Texto publicado em Diário de Odivelas.

Sem comentários: