14.4.13

ALEMANHA DEVE 2,3 MILHÕES A PORTUGAL

AINDA AS DÍVIDAS DA I GUERRA MUNDIAL

A comunidade internacional conhece as dívidas da Alemanha resultantes das duas Grandes Guerras. São débitos a vários países por força do número de mortos causados. Naturalmente que sempre houve alguma consciência por parte da comunidade internacional que dificilmente os alemães conseguem pagar essas imensas dívidas. Mas elas existem e é bom que não se esqueçam, particularmente na presente conjuntura dos países europeus da Zona Euro.
Vivemos com a meia certeza que os países credores jamais receberão um cêntimo, muito por força da comunidade internacional, salvo raríssimas excepções, se mostrar disposta a branquear essas dívidas de guerra.
Entre os países credores também se encontra Portugal que ainda pode ajustar contas com os alemães em resultado dos mais de 273 mil portugueses que perderam a vida na I Grande Guerra, entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.
O valor a pagar pela Alemanha a Portugal foi fixado pelo Tratado de Versalhes em cerca de mil milhões de marcos-ouro que corresponderá a cerca de 2,3 mil milhões de euros.
Este facto é noticiado pelo semanário “Expresso” que adianta que porém "pouco deste dinheiro entrou nos cofres do Estado devido às sucessivas revisões da dívida alemã". A notícia revela que apenas recebemos 0,75 das compensações devidas.
O valor em dívida é equivalente a mais de 1,8 do PIB português.
Interessante ler o artigo de Paulo Gaião.

Sem comentários: