18.3.13

VIGÍLIA PELO INSTITUTO DE ODIVELAS


 DIA 20, PELAS 20 HORAS, NO LARGO D. DINIS
A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Alunas do Instituto de Odivelas, em conjunto com um grupo de cidadãos, vai promover uma vigília no dia 20 de Março, próxima quarta-feira, pelas 20 horas, pela manutenção daquele estabelecimento de ensino. O evento acontecerá junto ao Mosteiro de S. Bernardo e S. Dinis, onde funciona o Instituto, no Largo D. Dinis, na cidade de Odivelas.
Apelamos à presença massiva de todos para mostrarmos o nosso total desacordo com o encerramento do Instituto de Odivelas e integração das suas alunas no Colégio Militar.
O Instituto de Odivelas é escola há 113 anos. Foi fundado precisamente em 1900 pelo Infante D. Afonso de Bragança e é hoje um estabelecimento de ensino - ainda que dependente do Estado-Maior do Exército – aberto às filhas de toda a comunidade civil e que também forma e educa filhas de militares dos três ramos das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana, e de agentes da Polícia de Segurança Pública, de todas as patentes, que funciona em regime de externato e internato.
O IO, como também é conhecido, está entre os melhores estabelecimentos de ensino de Portugal. A instituição é também reconhecida como um importante instrumento de política externa porque forma alunas oriundas de países de língua oficial portuguesa, futuros quadros superiores e decisores desses países, seguramente determinantes nas relações sociais, económicas, culturais e, porventura, também políticas entre os Estados que falam a mesma língua.
Contamos com todos os pais e familiares das alunas, ex-alunas e muitas personalidades do concelho - como Maria Máxima Vaz, Paula Lopes, Talé Pignatelli, Leonor Ornelas Tavares, Madalena Varela, Isabel Pedroso, Paulo Aido, Miguel Xara Brasil, Duarte Barracas, Vítor Machado, António Carlos Folgado, José Maria Pignatelli e outros - para dar o mote à vigília pela não integração desta instituição secular no Colégio Militar de Lisboa, uma decisão do Ministro da Defesa Nacional que não é sustentada por qualquer motivo relevante.
Estes cidadãos encontram-se também preocupados com o futuro do património nacional que se inclui no Instituto de Odivelas, uma obra gótica notável na área metropolitana de Lisboa onde se encontra o túmulo do Rei D. Dinis, bem como com as implicações negativas na dinâmica social, económica e cultural da antiga comunidade de Odivelas.

Instituto de Odivelas só em Odivelas!
Compareçam e tragam os amigos!



Sem comentários: