27.3.13

Obrigado Ana Maria e Até Sempre!

Quando há uns meses, na abertura oficial do ano lectivo do Instituto de Odivelas entrei, já um pouco atrasado, numa sala apenhada de pessoas, várias pessoas vieram cumprimentar-me com uma enorme simpatia. Entre essas pessoas, algumas que não via há muito tempo, estava uma senhora que eu não conhecia, nem nunca tinha visto, e que para minha surpresa me tratou com igual ou maior simpatia que todos os outros.

Sabendo que eu não a conhecia logo tratou de se identificar, era Ana Maria Pinto Soares Hoeppner.

Disse-me com uma grande simplicidade que há muito tempo tinha vontade de me conhecer, até para maior surpresa minha, porque conhecia muito bem o meu pai e que há muitos anos tinha estado várias vezes em casa deles. Trocámos mais algumas palavras, solicitou-me que enviasse cumprimentos e ficámos de ir conversando.

Cumpri obviamente com a entrega de cumprimentos, sei que depois disso ambos ainda se encontraram algumas vezes, nomeadamente há cera de um mês, quando foi homenageada no Mosteiro de Odivelas.

Infelizmente, não voltei a estar com ela e ontem tive a notícia da sua partida. Guardarei para mim, até porque na altura a Ana Maria já estava muito debilitada, a sua simpatia, a sua amabilidade, o seu rosto cheio de alegria e olhos a brilhar de felicidade, naquele único encontro que tivemos.

Não sei se chegou a ter conhecimento da decisão descabida de encerarem o seu I.O., espero que não, porque certamente teria feito com que partisse com essa amargura e a Ana Maria não merecia.

Quero ainda deixar aqui o meu agradecimento por todos os contributos que deu para engrandecimento do nome de Odivelas e de algumas instituições do Concelho, nomeadamente da Associação das Antigas Alunas do I.O. onde era Presidente.

Obrigado Ana Maria e Até Sempre!



Sem comentários: