17.3.13

LIVRO APRESENTADO COM "FACA & GARFO" À MESA DO PAULLU'S DO PARQUE DAS NAÇÕES




Paulo Pires e Tiago Torres brindaram os convidados à apresentação do livro “Faca & Garfo”, de Rita Lungu, com algumas receitas da autora sobre uma longa mesa com lugares para todos. No restaurante Paullu’s, do Parque das Nações, a publicação com receitas para refeições destinadas à marmita foi apresentada num formato sui-generis: à mesa e com vários convidados de peso liderados por Francisco Mendes, conhecido apresentador e entretainer.
O anfitrião Paulo Pires deixou os convidados sem palavras com esta surpresa em mostrar quanto a cozinha simples, com produtos genuinamente nacionais, é um estímulo à reunião de pessoas em torno de uma mesa. Também quanto fácil é juntar quem não se conhece e fazê-las trocar experiências e conhecimentos. Se a gastronomia e a vinicultura portuguesas, a sua maior ou menor projecção internacionais, dominaram as conversas, outro dos temas que não passaram desapercebidos foi o do voluntariado em países de risco, nomeadamente em África, que ocupou alguns anos da vida da autora Rita Lungu.
No evento, outra das estrelas presentes foi Ana Maria Lucas, também uma entusiasta da cozinha e surpreendente decoradora de pratos à boa moda ‘gourmet’.
Ontem, Rita Lungu foi a autora da sobremesa, bolo de chocolate com grão, também uma das receitas publicadas no livro.
Francisco Mendes mostrou-se à vontade com o tema, porque também acaba de lançar um projecto: A Tasca do Ti Chico que já dá que falar em alguns eventos na baixa lisboeta, porque dá a experimentar apenas sabores tradicionais portugueses.
«Faca & Garfo» é um livro de receitas e dicas de culinária, mas diferente do habitual: Rita Lungu propõe 200 refeições para a marmita, todas elas não excedem os dois euros. Trata-se de combater o desperdício na cozinha, de ajudar a diminuir os 17% da comida que deitamos fora.

Sem comentários: