1.3.13

CÂMARA DE ODIVELAS PROPÕE INTERMUNICIPALIZAR A RECOLHA DO LIXO


Afinal, já é possível negociar com o SMAS de Loures

Não entendo que a posição da Sra. Presidente seja um recuo, mas sim um avanço porque mostra que já é possível negociar”, disse Paulo Aido a propósito da proposta feita pela Câmara de Odivelas à administração dos SMAS de Loures em intermunicipalizar a recolha do lixo.
Antes – prosseguiu – não era possível reunir as partes, não havendo sequer resposta às mensagens de correio electrónico enviados por Odivelas. Agora, já há espaço ao diálogo, olhos nos olhos, e à formulação de propostas o que poderá significar prudência”.
O autarca recordou os apelos que fez para o diálogo entre o Executivo camarário de Odivelas e os Serviços Municipalizados de Loures porque “o dossier em causa – a denúncia do acordo com aqueles serviços e a concessão dos mesmos – é seguramente o mais importante deste mandato e à luz do que se sabe nesta matéria a prudência encontra-se acima dos partidos e não é património de nenhuma ideologia”.
Para Paulo Aido e segundo a Sra. Presidente, “a reunião com a Secretária de Estado do Poder Local, Teresa Morais, não produziu nenhuma decisão definitiva, mas antes deixou a clara ideia para a intermunicipalização dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos”.
Finalmente recordo as palavras da Sra. Presidente aqui na reunião quando disse, passo a citar: “neste dossier dos SMAS está tudo em aberto”.
Resta pois - acrescentou - apenas a Sra, Presidente ser consequente com as suas palavras. Odivelas agradece”.
Lembro que a maioria dos vereadores do Executivo camarário e dos deputados da Assembleia Municipal de Odivelas votaram favoravelmente pela denúncia unilateral do acordo com os Serviços Municipalizados de Loures e de concessionar o abastecimento de água e drenagem dos esgotos, sem anunciar o que fazer com a recolha do lixo.

Bairros do Governo Civil na Pontinha
também foram abandonados na era socialista
A propósito de uma nota informativa intitulada “Uma boa notícia para bairros da Pontinha” publicada no sítio da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo Aido perguntou pelas diligências realizadas pela Sra. Presidente junto do Governador Civil de Lisboa, António Galamba, durante 20 meses, entre Novembro de 2009 e Junho de 2011, para solucionar a futura posse dos bairros Dr. Mário Madeira e Santa Maria, na freguesia da Pontinha.
O Vereador Independente questionou sobre quem fez a manutenção do espaço público nesses 20 meses, nos referidos bairros e, ainda quais foram as decisões tomadas entre Fevereiro de 2008 e 27 de Novembro de 2009, quando os Governadores Civis foram Maria Dalila Araújo Teixeira e Jorge Andrew, também da confiança do Partido Socialista.
De esclarecer que na nota informativa em questão, se acusa o actual governo de ser o único responsável pela situação dos bairros que pertenciam ao Governo Civil de Lisboa, ignorando-se mais de quatro anos de governação socialista em que nada foi feito.

Sem comentários: