24.2.13

ODIVELAS COM SMAS PRÓPRIOS: AMBIÇÃO FARÁ MAIS UMA DIVIDA MONUMENTAL

Tenho chamado à atenção a alguns Vereadores do Concelho de Odivelas, independentemente do partido, sobre a necessidade das suas decisões terem de ser ponderadas, pensadas, e utilizadas segundo a lei e os princípios fundamentais, que não ponham em risco os Munícipes. Agora, também a propósito da denúncia unilateral do acordo com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Loures, está a criar-se um problema de dimensões inimagináveis que custará milhões aos odivelenses. É que Odivelas não tem estruturas próprias para garantir o abastecimento de água, rede de saneamento e recolha do lixo.
Então, como é possível alguém acreditar nisto, mesmo que se pretenda privatizar?
Temos de parar para pensar: Como é que uma qualquer empresa – que terá de ser rentável – aceita prestar estes serviços num concelho com 150 mil habitantes que, por certo, significa entre os 30 a 40 mil clientes, considerando agregados familiares de 3 pessoas em média. Por isso, a solução só pode passar por uma empresa intermunicipal que tenha escala e se consiga financiar para fazer as obras que é urgente fazer.
É claro que há Vereadores e Deputados Municipais a remar contra a maré. Ao contrário do que se possa pensar, eu conheço a realidade porque ando no terreno e tenho recebido apoio de muitas centenas de pessoas.
Elas merecem o meu melhor. Fá-lo-ei mesmo contra os mais sépticos. Percebo que tenho força suficiente - porque me empenho, nasci e sempre vivi em Odivelas - para posicionar vontades, e fazê-las acreditar na importância em ir às urnas nas próximas eleições Autárquicas.
Há alguns milhares de Munícipes que só acreditam em quem anda no terreno, com a humildade de os ouvir (custe o que custar) e a capacidade de lhes mostrar soluções simples, exequíveis, funcionais e que podem ser cumpridas a qualquer momento. Neste caso concreto dos SMAS, mesmo os mais críticos daqueles serviços, percebem facilmente que a Câmara de Odivelas não tem capacidade financeira nem humana para prestar estes serviços sozinha ou mesmo através de algum concessionário. Percebe-se que o concelho não tem dimensão para ser sugestivo ao investimento de dezenas de milhões de euros.
Portanto, Odivelas com SMAS próprios é uma ambição fora do contexto da realidade económica do País. É mais uma ambição que fará mais uma divida monumental a juntar há que existe.

Sem comentários: