9.12.12

O Meu Natal - Nova Odivelas



25 - O MEU NATAL

É notório que nos últimos anos, devido a uma série de factores, entre os quais a oferta e a capacidade financeira, tendo sido ela real ou virtual, fomos criando uma sociedade muito materialista e consumista, que é mais egocêntrica e egoísta, e por isso mesmo mais desumana.

No meio de tudo isso fomos perdendo a noção de solidariedade, de partilha, de dádiva e também de algo que considero de capital importância, a humildade e o espiritualismo.

Inclusive o Natal, não obstante ter passado a ser vivido por muitos como uma época de encontros familiares e de troca de presentes (muitas vezes de um exagero extremo), perdeu muito do seu significado original, a qual é centrada precisamente no amor pelo próximo, na paz, na partilha e na esperança.

Importa por isso perceber que para além da angústia com que muitos de nós nos deparamos, por força das circunstâncias, esta é uma das razões pela qual este ano muitos de nós estamos ainda mais inquietos. De facto é desolador, sobretudo para aqueles que têm filhos e/ou netos pequenos, olhar para o fundo da Árvore de Natal, a qual há uns anos estava mais ou menos composta, e ver que este ano vai estar careca ou quase careca.

Por certo que para muitos, eu não sou excepção, neste aspecto, esta época vai ser mais triste e desoladora, por isso mesmo, mais que nunca, há que recentrar o Natal na sua mensagem original, vive-lo de uma forma mais intensa e espiritual.

É com este espírito, tentando encontrar em cada um de nós a melhor forma de partilhar a mensagem de Natal, que vou viver este período e estou certo que com pequenos gestos, com pequenos exemplos que dê aos meus filhos e/ou ou com experiencias que partilhe com eles, que vou chegar ao final desta quadra e vou sentir que lhes dei um grande presente.

Experimente fazer o mesmo!
 




Sem comentários: