20.12.12

Autárquicas 2013: PSD ainda só anuncia 18 candidaturas

Sandra Pereira confirmada para Odivelas

Apenas 18 candidaturas a presidências de Câmara foram ainda aprovadas pela Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata. Entre os nomes anunciados na reunião de hoje, os mais importantes são as de Ricardo Rio para concorrer a Braga, Carlos Carreiras a Cascais e Pedro Pinto à autarquia de Sintra.
O órgão social-democrata aprovou ainda os nomes de Diamantino Manuel Sabina para Estarreja, Manuel Duarte Moreno para Macedo de Cavaleiros, Carlos Silva e Sousa para Albufeira, José Estevens para Tavira, Luís Gomes para Vila Real de Santo António, Miguel Sousinha para a Nazaré, António Jorge Lopes para Azambuja, Sandra Pereira para Odivelas, João de Carvalho para Vila Franca de Xira, Joviano Vitorino para Alter do Chão, Fremilinda Carvalho para Arronches, Vasco Estrela para Mação, Flamiano Martins para Caminha, Décio Brandão Guerreiro para Paredes de Coura.
Perante esta notícia, e no que respeita à área metropolitana de Lisboa ainda só foram confirmados três candidaturas: a esperada de Carlos Carreiras em Cascais, a de Pedro Pinto para Sintra e Sandra Pereira em Odivelas.
Independentemente das dificuldades que os sociais-democratas encontram em conseguir candidatos credíveis e simultaneamente mais mediáticos, nesta lista a maior surpresa é para o facto de Pedro Pinto ter sido indigitado como candidato a Sintra quando, é quase certo que Marco Caldeira de Almeida, o actual vice-presidente daquela autarquia e braço direito de Fernando Seara, se candidate e com ele sigam outros simpatizantes sociais-democratas e centristas. Aliás, é crível que Marco Caldeira de Almeida tenha o apoio oficial do CDS/PP.
Perante este cenário, adivinham-se:
- A probabilidade de uma derrota histórica de um candidato do PSD em Sintra;
- Porventura a tarefa mais facilitada ao candidato socialista que tudo indica ser Basílio Horta, actualmente Deputado na Assembleia da República.

Sem comentários: