9.11.12

Uma questão de atitude.



Uma  Questão de Atitude
.
É comum ouvir dizer, por ventura com alguma razão, que os políticos quando estão na oposição a única coisa que fazem é criticar e tentar denegrir o trabalho dos que estão no poder, atitude que para mim é difícil de aceitar, pois entendo que acima de interesses pessoais, partidários ou políticos deve estar sempre o bem da comunidade.

Tendo a consciência e sabendo que um dos deveres, talvez o primeiro, de quem está na oposição é fiscalizar, a verdade, é que sempre entendi que quem está na oposição deve ter também a capacidade de apresentar propostas exequíveis e colaborar activamente na procura do bem comum.

Foi com este espírito, o qual por ventura não foi bem recebido, compreendido e/ou aceite, que entrei na vida política. Quero com isto dizer que não tendo abdicado de fiscalizar e de criticar tudo aquilo com que não concordo, também não abdiquei, não abdico e não abdicarei, embora muitas vezes me digam que sou parvo por dar ideias que os outros depois tentam aproveitar, de apresentar mais propostas e novos projectos. Posso mesmo acrescentar, que embora sabendo (fui aprendendo alguma coisa) que as propostas por mim apresentadas não serão aceites ou aprovadas pelos órgãos autárquicos, o que não quer dizer que não gostem e que posteriormente não as tentem implementar, não vou deixar de as apresentar e muitas vezes de tentar concretizá-las.

Vem isto a propósito de vários acontecimentos que, com particular incidência no passado mês de Outubro, vieram confirmar que para o bem comunitário, é bom que assim seja. Vejamos:

Quem se lembra de ver tantas pessoas a fazer a Marmelada de Odivelas, como aliás no último texto referi? Quem se lembra de ver Odivelas identificada como Terra de D. Dinis? Quem se lembra de ver tantas actividades no Mosteiro de Odivelas?

A Marmelada de Odivelas, um produto que estava praticamente abandonado, é agora confeccionada por vários comerciantes e famílias; D. Dinis, uma vez que a 9 de Outubro se assinala a data do seu nascimento, foi mais uma vez relembrado, sendo que cada vez mais a ligação do seu reinado a Odivelas é conhecida, assim como também é do conhecimento de um cada vez maior número de pessoas; o Mosteiro de Odivelas que estava fechado e vedado à população, é hoje um local cada vez mais aberto ao Concelho e ao povo, no qual se realiza uma série de iniciativas relevantes e algumas visitas turísticas.

Porque estive envolvido, como certamente têm conhecimento, nestes três temas, aos quais no início ninguém, ou muito poucos deram relevância, e ao observar os resultados que já foram atingidos, os quais sem qualquer dúvida valorizaram a nossa Terra, reforcei a convicção de que devo manter inalterada a minha atitude e forma de estar na política, como inabalável a minha convicção de que Pode Haver Luz.

Assim sendo, continuarei a elaborar propostas, a apresentar novos projectos e também a colaborar na concretização das mesmas.

  Nota: 23º texto públicado na coluna Pode Haver Luz no Nova Odivelas.



Sem comentários: