21.9.12

Odivelas: Estudo do LNEC sobre amianto contraria decisão da maioria PS/PSD

Na última reunião do Executivo camarário, Hernâni carvalho voltou a referir-se aos perigos das coberturas em fibrocimento por causa do amianto. Desta vez, e porque a vereadora socialista Fernanda Franchi contestou o relatório da Autoridade de Saúde Pública, o vereador Independente e jornalista apresentou um documento do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que é esclarecedor dos perigos efectivos do amianto para a saúde pública, tanto mais que refere a directiva comunitária a este propósito. O trabalho do LNEC demonstra os erros clarividentes no discurso da vereadora socialista que tem o pelouro da educação.

A propósito de um relatório da Autoridade de Saúde Pública do concelho de Odivelas relativamente às condições de segurança, higiene e saúde no Jardim de Infância Álvaro de Campos, Hernâni Carvalho recordou que a sua moção, chumbada na última reunião do Executivo, apontava particular preocupação sobre a existência de chapas de fibrocimento utilizadas na cobertura do edifício (amianto). E lembrou os argumentos da vereadora Fernanda Franchi – “a comunidade científica não era unânime quanto ao perigo do amianto e parecer dos técnicos da CMO davam-lhe garantias”.
O vereador Hernâni Carvalho entregou à Câmara Municipal de Odivelas e à biblioteca D. Dinis ”uma comunicação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, LNEC, cuja idoneidade e capacidade técnica ultrapassa as fronteiras de Portugal há décadas, onde se explica o estado da arte sobre o amianto, o que também é corroborado por uma directiva comunitária”.
E concluiu dizendo: “Esta Câmara Municipal chumbou uma proposta, apenas porque fui eu a apresentá-la. Chumbou-a com os 5 votos contra dos Senhores Vereadores eleitos pelo PS e pelo PSD. Fica aqui provado que os senhores tomaram uma má decisão para as crianças e trabalhadores daquele estabelecimento de ensino. Serão os únicos responsáveis por qualquer situação de saúde causada pela coabitação com materiais cancerígenos como o amianto, que venha a acontecer. Mesmo quando a propaganda da Sra. Presidente me acusa de apostar em manobras ardilosas e num discurso corrosivo, fica claro, quem se preocupa em debater ideias e apresentar soluções”.

Sem comentários: