13.8.12

Nave da Mestra: Uma construção enigmática.

A Nave da Mestra fica situada bem no interior da Serra da Estrela, entre a Barragem do Rossim /Penhas Douradas e o Vale do Zêzere. É um covão glaciar onde se encontra um imponente rochedo de granito, no sopé do qual podemos ver uma enigmática construção. Enigmática pelo local isolado onde se encontra e  pela forma como se desenvolve toda a construção, na qual para além dos túneis e do enorme muro de pedra em volta do terreno, destaco a pedra (uma única) que serve de tecto à casa.

Por diversas vezes e de várias formas tentei descobrir a origem e as razões desta construção, várias são as versões, a que me parece mais credivel, porque o nome do Juiz Matos, segundo consta quem a mandou edificar, é sempre referido,  é esta: "Casa da Família de Matos Cunha. Segundo Vieira J.M. (1997) em “Caminhos da Serra”, “o Dr. José Pereira de Matos, Juiz de Direito, natural de Manteigas, parece ter sofrido de tuberculose e nesse local da Serra encontrou a cura para o seu sofrimento. Daí a razão que o levou a construir a casa pastoril, onde passava regularmente as suas férias de Verão.”

Nota: Embora se possa lá chegar através de vários percursos pedestres (única forma), o mais próximo, cerca de 2 horas a pé e mais fisicamente mais suave é partindo das Penhas Douradas


 

Nave da Mestra - Serra da Estrela



Bloco de Pedra a cobrir toda a extensão da casa.


Sem comentários: