30.8.12

A Oposição independente

Hernâni Carvalho e Paulo Aido foram os independentes que integraram uma coligação que concorreu à Câmara de Odivelas. Com eles estavam PSD, CDS, PPM, e MPT. Perderam as eleições por pouco mais de mil votos. Os socialistas chamaram os dois candidatos do PSD e formaram o executivo que governa o concelho, desde Novembro de 2009.
Os propósitos da coligação foram traídos. A partir de então, por acordo de poder, os Vereadores do PSD limitam-se a concordar com tudo, mesmo com decisões que comprometem milhões de euros, para as próximas duas décadas. Não se compreende.
Os dois Vereadores Independentes tornaram-se na quase única oposição ao Executivo PS e PSD. Os Vereadores da CDU ‘dão uma no cravo e outra na ferradura’. Sabe bem disporem de algumas mordomias e, também porque é preciso deixar tapadas algumas asneiras do passado recente.
Mais, a terminar o terceiro ano de mandato só os dois Independentes parecem ser o único alvo dos socialistas. Chovem as críticas á sua actuação, às contestações que fazem, ora porque não lhes respondem aos esclarecimentos a que têm direito por Lei, ora porque exigem que as leis se cumpram perante indiscutíveis faltas de rigor.
O poder instituído não gostou da intervenção de Paulo Aido na última reunião do Executivo porque foi pública, a propósito de mais um reforço das despesas de representação em 35.000 euros, o que totaliza cerca de 161.000 euros só para este tipo de gastos em 2012. Curiosamente, os Vereadores sem pelouro não auferem qualquer salário e são os únicos que chegam a horas às reuniões do Executivo, independentemente de terem de sair mais cedo por imperativos profissionais. São também os que demonstram conhecer bem a realidade do concelho e as lacunas da gestão da autarquia.

1 comentário:

Madalena Varela disse...

Gostei do termo Independente, oposição independente! Porque nesta málgama de dependências, os dois vereadores Paulo Aido e Hernani Carvalho são um óasis desta des-governação municipal!Parabéns talé, por expor desta forma clara o que se tem passado em Odivelas nestes últimos anos! Tempo de balanços, pois bem, venham eles! O que me aflige são os inertes que grunhem mas não sabem fazer nada, agora quem quer Fazer...VENCE!