15.6.12

CR7 - Notável.


Se há defeito que no meu entender os portugueses têm, é o de se auto flagelar e atirarem para baixo alguém que por alguma razão se evidencia.

Vem isto a propósito de Cristiano Ronaldo.

Independentemente de poder concordar com o facto de na Selecção não atingir os altos níveis de eficácia, ou se preferirem, os altos índices de concretização e para isso poderão haver várias razões, as quais não vou agora equacionar, entendo que é sem dúvida um “fora de série” e um grande activo na divulgação do nome de Portugal.

Recordo que Ronaldo tem uma origem muito humilde e que aos 12 anos saiu da Madeira, onde deixou a sua família para apostar na sua formação, no Sporting, e que durante vários anos viveu debaixo da gélida bancada do antigo Estádio de Alvalade. Poderão dizer que há muitos que tiveram pior sorte e  há, há sempre, mas este facto não é duro e difícil.

Poderemos dizer que foi um privilegiado, que nasceu predestinado ou com o dom, isso é verdade, mas teve a capacidade de trabalho e de sofrimento para ultrapassar inúmeros obstáculos, inclusivamente uma operação ao coração quando tinha apenas 15 anos. Inequivocamente aproveitou a oportunidade.

Na sua estada no Sporting evidenciou-se desde logo e embora tenha estado pouco tempo na equipa principal, conseguiu um feito único, tornou-se no único jogador a ter jogado no Sporting nos Sub-16, Sub-17, Sub-18, B, e na equipa principal, numa só temporada, tendo no seu primeiro jogo pela primeira equipa, diante o Moreirense, marcado dois golos.

Foi transferido para Inglaterra com 17, por 15 ME imediatamente após o jogo de inauguração do Alvalade XXI, no qual com uma actuação soberba, a qual tive o privilégio de assistir ao vivo, fez gato-sapato da defesa do Manchester United.No M.U. ganhou a célebre Taça de Inglaterra, 3 vezes o Campeonato, a Liga da Europa, foi o melhor marcador do campeonato, foi o primeiro jogador deste lendário clube inglês a vencer a Bola de Ouro e foi o primeiro jogador a vencer os 4 prémios P.F.A. (Professional Futebool Association). Com a sua transferência o M.U. encaixou, nada mais, nada menos, que 100 milhões de Euros.

Chegou ao Real Madrid e não encontrou na capital espanhola uma estrutura e um conjunto tão forte como o dos seus rivais da Catalunha (recordo que o Barça o ano passado foi considerado por muitos como uma equipa perfeita e até de outra galáxia). Quando lá chegou há quase três anos, todos diziam que no futebol espanhol Ronaldo não teria a mesma liberdade e que não conseguiria os mesmos feitos. Mais uma vez provou, pode-se mesmo dizer que ultrapassou imaginável.Foi o primeiro jogador da História do Futebol espanhol a marcar 40 golos num só campeonato (o ano passado) e com isso ganhou a segunda Bota de Outo (foi o primeiro a vence-la em dois campeonatos diferentes). Este ano marcou 53 golos só pelo Real, sendo que só no campeonato foram 46, os quias foram certamente determinantes para que o Real ganhasse o campeonato. Ah! e como se costuma dizer, um desses golos, o marcado em Barcelona, resolveu o Campeonato.

Resumindo, no Real, em três anos, fez 141 jogos e marcou 153 golos.

Na Selecção tem 87 ou 88 jogos, já é o 4 jogador mais internacional de sempre e tem 32 ou 33 golos marcados (já e o 3º de sempre), dá sensivelmente 0,33 golos por jogo. O Messi outro enormíssimo jogador, com o qual tantos o comparam, na Selecção da Argentina tem 22 golos marcados em 67 jogos, o que dá mais ou menos a mesma média.

Resumindo, fosse cada um de nós, na nossa área de trabalho, tão eficaz e eficiente quanto é o Cristiano Ronaldo e Portugal não estaria assim.
Se querem ir pela Educação, primeiro devemos ver que tipo de educação a sociedade portuguesa promove e segundo, gostaria de ver muitos daqueles que dizem ter tido uma boa educação, como é que reagiriam com dinheiro e fama a este nível.

Nota: Não percebo muito de futebol, mas já “papei” muitos jogos.
DOIS FENÓMENOS




1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo totalmente, texto bem escrito, imparcial, e sem patriotismo bacoco. Parabéns. abraço. Sérgio Ramires