17.5.12

Fazer & Vencer: Mostrar experiências e renovar ideias


“Fazer & Vencer” é a divisa das primeiras jornadas do empreendedorismo organizadas pelo ‘Pensar Odivelas’. As conferências, com início no próximo dia 30 de Maio, decorrerão todas no Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, em Odivelas, e serão quatro para outros tantos temas: desporto, cultura, acção social e economia.
“Fazer & Vencer” pretende mostrar alternativas nos âmbitos da inovação que podem contribuir para a renovação do investimento e emprego, acertando nas decisões que façam ultrapassar a actual conjuntura social e económica que condiciona a actividade de todos os sectores da vida portuguesa.
Em paralelo, decorre um Concurso de Ideias, uma iniciativa que se divulga principalmente junto dos alunos do ensino superior e jovens empresários.
Estes acontecimentos assinalam, também, a formalização do ‘Pensar Odivelas’, uma associação de cidadãos que pretendem incrementar um centro de promoção cultural, social e económico. Esta associação resulta de um movimento, com ano e meio, que tem reflectido sobre temas decisivos para o desenvolvimento da área metropolitana de Lisboa e, particularmente, do concelho de Odivelas. O até então grupo ‘Pensar Odivelas’, produziu uma série de trabalhos, alguns deles de relevância nacional. Foi responsável pela Petição – que juntou 7.000 subscritores – para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas - Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo - monumento nacional e obra rara do gótico, que recolheu unanimidade na Assembleia da República, quer na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, quer em sessão pública posterior.
Em Outubro de 2011, em virtude da ligação do Rei D. Dinis a Odivelas e o facto de nesse mês se terem assinalado os 750 anos do seu nascimento, o Pensar Odivelas iniciou uma série de iniciativas com o propósito de dar relevância à data e ao reinado, dos mais importantes de toda a história de Portugal. A data marcou também, com o mesmo propósito, o início de um ciclo de conferências que estão a ser promovidas em todo o País.
“Fazer & Vencer” terá antestreia com um encontro de gerações no próximo dia 25, num jantar.
Entre os convidados, encontram-se Ana Calheiros, Ângelo Felgueiras, Antónia Machado, António Campos, António Sala, Carlos Móia, Fernando Contumélias, Filipe Castro Soeiro, Filipe Rebelo de Andrade, Gil Antunes, João Duque, José Luís Costa, Luís Barata, Madalena Braz Teixeira, Mafalda Simões de Almeida, Maria Máxima Vaz, Mariana Rebelo de Andrade, Mário Moniz Pereira, Nuno Neves de Sousa, Paulo Aido, Rosário Líbano Monteiro, e Teresa Caeiro.
Fazer & Vencer, o Programa:
Sexta-feira, 25 de Maio, às 20.00h - (Jantar) Fazer & Vencer – Encontro de Gerações;
Quarta-feira, 30 de Maio, das 18.00h às 21.00h - Fazer & Vencer – no Desporto;
Quinta-feira, 31 de Maio, das 18.00h às 21.00h - Fazer & Vencer – na Cultura;
Sexta-feira, 01 de Junho, das 18.00h às 21.00h - Fazer & Vencer – na Acção Social;
Sábado, 02 de Junho, das 14.30h às 21.00h Fazer & Vencer – na Economia

1 comentário:

Unknown disse...

Por muito pena minha,nao vou puder ir aos eventos mencionados, mas certamente vou tentar expor o projecto do concurso de ideas...