16.4.12

Odivelas: Prestação de contas revela município a 38 dias da falência técnica

O ano passado a Sra. Presidente prometeu a redução do endividamento municipal a fornecedores, um ano depois, estamos a 38 dias da falência técnica e subsequentemente da intervenção do Estado”, disse Paulo Aido a propósito da prestação de contas do exercício de 2011.
O vereador independente explicou: “O tempo de pagamento de facturas aproxima-se de um ano, dos 365 dias, deixando de ser dívidas de curto prazo para passarem a ser obrigações de médio prazo, contrariando a lei dos compromissos. Agora, a Câmara só poderá contrair despesa na presença de dinheiro”.
Paulo Aido adiantou ainda que “a prestação de contas desmente as opções estratégicas que integravam inicialmente o plano de actividades do ano passado como, por exemplo, ao pretender-se reduzir o endividamento municipal que abrangia não só a divida de médio e longo prazo, mas também a fornecedores, porque neste capitulo até piorou”.
Também – prosseguiu – volta a não se ter aprovado o PDM, uma promessa antiga, e não vale a desculpa de ter de integrar os documentos de gestão territorial de cariz regional como o PRO-LVT, cuja necessidade era sobejamente conhecida aquando da apresentação do Orçamento para 2011”.
O autarca recordou que “apesar de inscritos no Orçamento de 2011, não se materializaram as construções de nenhum dos quatro centros de saúde, pois só agora, pelas razões conhecidas, começaram a construção de dois deles, o da Ramada e da Póvoa de Santo Adrião”. Paulo Aido revelou ainda o caricato de se preverem 100 mil euros de lucros no exercício da empresa municipal e esta ter dado, precisamente, um prejuízo acima dos 126 mil euros.

Sem comentários: