2.4.12

Mobilidade em Odivelas – O que é afinal, Ciclovia ? Ou Ciclopista?




A propósito do aumento histórico record dos combustíveis em Portugal…

Em 2006 no âmbito da semana europeia da mobilidade foi apresentada a Ecopista de Odivelas, (Rua dos Bombeiros-Parque do Silvado) como uma das medidas de carácter definitivo e de continuidade a ser adotada pelo município.
Todavia, três meses depois já se dizia: "Para já, pretende-se desativar a atual "faixa ciclável", porque, "não se pode circular em segurança".
Não duvido que tenha havido boas intensões nesta iniciativa, mas da gestão pública exige-se ao menos, maior rigor na projeção e consequentemente ponderação na decisão das despesas inúteis.
De acordo com a observação que fiz, aquilo só pode ter sido pensado por uma cabeça que não faz a mínima ideia do que é andar de bicicleta! Além da largura ser insuficiente para se circular de velocípede em segurança, o cruzamento de veículos também se torna muitíssimo complicado se os automobilistas não a quiserem "pisar". E, ainda com a agravante de, existirem inúmeras sarjetas de esgoto "plantadas" na ciclovia, o que reduz os seus impressionantes 40/50 cms de largura para uns incríveis 10 cms!
Na falta de ideias originais algumas autarquias resolvem copiar a de outras sem por vezes se ter em linha de conta se o investimento se justifica. As ciclo­vias, a serem fei­tas, têm que sê-lo de uma forma coe­rente, con­sis­tente e estra­té­gica. Além de inte­li­gente. Se não, o melhor é dei­xar como está. As eco­pis­tas ofe­re­cem algo para o qual mui­tas vezes não há alter­na­tiva: uma via por onde se possa pas­sear de bici­cleta, num con­texto sem trân­sito moto­ri­zado, nem baru­lho nem polui­ção, que passe por zonas de ele­vado valor pai­sa­gís­tico e que inclua pon­tos de inte­resse cul­tu­rais ou soci­ais, e ser­vi­ços de apoio. 
Por aqui já se depreende que, a ecopista que existe em Odivelas, não é utilizada porque segundo a autarquia não oferece segurança, terá sido uma experiencia!

È de facto impressionante a leviandade com que se deita dinheiro dos contribuintes à rua, literalmente! O desbaratar de dinheiros públicos tem sido aliás, apanágio desta gestão municipal nestes últimos anos, e os despesismos deste tipo uma constante, as pessoas até já estão habituadas... mas eu sou daquelas que não sou capaz de me habituar ao medíocre! MESMO!



Sem comentários: