26.4.12

Discurso meritório

Paulo Pinheiro, deputado municipal em Odivelas evocou a memória do 25 de Abril de 1974 e do 25 de Novembro de 1975, num discurso de onze minutos. O deputado do PSD surpreendeu pela lucidez, muito maior que muitos dos políticos mais mediáticos. O autarca fez a sua prédica em torno de uma frase que celebrizou Rosa Luxemburgo, uma marxista que acabaria por ser também ideóloga da social-democracia: “Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”. Primeiro proferiu a frase na língua da autora, o alemão e depois traduziu-a servindo-se dela para abordar os novos desafios que nos esperam e o que deveremos fazer quase de imediato.
Paulo Pinheiro recordou que os portugueses não perceberam que a democracia tem de ser permanentemente acompanhada sob pena de se degradar depois de aludir a um conjunto de acontecimentos como a falta de equidade nas contribuições e benefícios entre os portugueses, da crise politica que nos coloca de joelhos perante o exterior entre uma lista de reflexões muito bem arquitectadas.
Paulo Pinheiro recordou que a liberdade de Abril é de todos, mas que comemorar o 25 de Abril de 1974 nos obriga também a evocar o 25 de Novembro de 1975, porque a democracia dependeu dessas duas datas, não deixando de apontar os erros que se têm cometido, por exemplo, o poder e influência das sociedades secretas, também elas responsáveis pela instabilidade sucedida na primeira República.
Durante o seu discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril na Assembleia Municipal de Odivelas, Paulo Pinheiro apelou à revisão constitucional, alertou para a sustentabilidade das novas gerações e para a necessidade de todos compreenderem a reforma do poder local, intervindo.
Porque se trata de uma intervenção meritória aqui fica o registo.


José Maria Pignatelli

1 comentário:

Miguel X disse...

Sem dúvida, aplaudi na altura e dei-lhe pessoalmente os parabéns.
Esteve muito, muito bem.