5.3.12

Antigo primeiro-ministro islandês começa a ser julgado

Geir Haarde, ex primeiro-ministro islandês acusado de negligência durante a crise de 2008, começou a ser julgado hoje em Reykjavik. Haarde é acusado de negligência durante a crise financeira de 2008, que causou o colapso dos três maiores bancos islandeses que quase levou aquele país à banca rota e à necessidade de ajuda financeira externa.
Na altura, o colapso do banco Icesave, que atingiu milhares de depositantes no Reino Unido e na Holanda, levou a uma disputa sobre indemnizações que ainda não está resolvida. De qualquer modo, esta situação também levou à detenção de uma série de agentes financeiros e a mandatos de busca internacionais.
A resolução de julgar Geir Haarde foi aprovada pelo parlamento e surgiu no seguimento de uma recomendação emitida pela comissão que investigou o colapso bancário e financeiro da Islândia.
Geir Haarde é acusado de ter permitido uma expansão descomedida do sector bancário islandês sem nenhum controlo estatal, com consequências desastrosas para a economia do país, até então um dos melhores do planeta.
De qualquer modo, a Islândia apressasse a sair da crise, só aceitou um empréstimo internacional num montante determinado e negociou a taxa de juro que podia pagar que ficou abaixo dos 3%.

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Os islandeses é que sabem....
Em minha opinião, devíamos seguir-lhe o exemplo e apurar responsabilidades.