13.12.11

Numa escola nova de Odivelas: Alunos almoçam no ginásio

Paulo Aido tem sido o vereador da Câmara de Odivelas mais interventivo a propósito das anomalias estruturais nas escolas do ensino básico inauguradas no concelho nos dois últimos anos. Já o fez através de variadas recomendações desde Março de 2010, em resultado das inúmeras queixas que recebe dos pais das crianças.
Mas as irregularidades são muitas e algumas tão caricatas que a comunicação social despertou para esta realidade. A agência Lusa visitou a Escola Barbosa do Bocage, na Póvoa de Santo Adrião, para filmar e fotografar um refeitório que é todos os dias montado e desmontado num ginásio para que mais de 250 crianças possam almoçar, casas de banho com equipamentos sanitários desajustados à idade das crianças e falta de condições de segurança no espaço dedicado ao recreio.
A reportagem encontrou eco. ‘Correio da Manhã’, o ‘Diário de Notícias’, ‘Destak’ foram meios de comunicação que publicaram o caso.
Passamos a transcrever a peça do Correio da Manhã:
Os pais das crianças da escola Barbosa do Bocage, em Odivelas, criticam as condições do estabelecimento onde todos os dias o refeitório é montado e desmontado no ginásio, e os alunos comem no mesmo sítio onde a seguir fazem ginástica.
O ritual diário repete-se desde que a escola foi inaugurada, há dois anos, após obras de reabilitação que custaram quase dois milhões de euros. Na escola Barbosa do Bocage estudam actualmente 363 alunos, sendo que 293 frequentam o ensino básico e os restantes 70 o jardim-de-infância.
O refeitório improvisado no ginásio funciona só durante o período do almoço, sendo em seguida desmontando pelas auxiliares e o seu chão lavado para que possa receber as aulas de ginástica da tarde, disseram os encarregados de educação.
Esta situação gera consternação junto dos pais que acusam a Câmara Municipal de Odivelas de ter projectado mal este equipamento escolar. "Já na altura em que a escola foi inaugurada manifestámos a nossa insatisfação pela falta de condições que a escola oferecia aos nossos filhos. Desde então promovemos várias reuniões com a Câmara Municipal e visitas à escola, mas até agora não obtivemos resposta", explicou a vice-presidente da Associação de Pais, Maria Ferreira.
Além da falta de um refeitório os pais queixam-se também de outras deficiências da escola, nomeadamente as casas de banho terem equipamentos sanitários para adultos, sendo só acessíveis às crianças através de um degrau, assim como da ocorrência de infiltrações. "Devido às últimas chuvas numa das salas caiu um bocado do teto e estamos à espera que a Câmara venha solucionar o problema. Também é comum chover cá dentro", contou. A Associação de Pais critica igualmente a falta de espaços exteriores com protecções para o sol e chuva e a existência de várias situações de risco no recreio. "Os pais estão muito preocupados porque sabem que todos os dias as crianças correm perigo. É raro o dia em que não há braços e pernas partidas e que tenham de vir os bombeiros à escola", alertou.
O descontentamento dos pais é partilhado pelo vereador independente da Câmara de Odivelas Paulo Aido que acusa o executivo municipal (PS e PSD) de ignorar os avisos dos vereadores da oposição. "Sempre alertamos a Câmara para corrigir os erros mais graves. O problema é que esta escola foi edificada há apenas dois anos com graves problemas estruturais. São compreensíveis as queixas que recebemos dos pais, dos professores e das auxiliares", sublinhou Paulo Aido
”.

Sem comentários: