14.12.11

Chineses, alemães e brasileiros na corrida pela EDP

A TV Record publicou um artigo online sobre as eventuais ofertas feitas para aquisição da EDP até a um montante total de quase 43% do capital da electrica portuguesa.
As companhias interessadas numa participação de 21,35 por cento na empresa portuguesa fizeram propostas que variam entre 2,3 biliões e 2,7 biliões de euros.
A TV Record refere “O Jornal de Negócios, que não nomeou suas fontes, relatou nesta segunda-feira que a chinesa Três Gargantas fez a maior oferta pela participação na EDP e que o Banco de Desenvolvimento da China, que está financiando a oferta, estava pronto para fornecer empréstimos a Portugal no valor de 7,5 bilhões de euros, que concretiza uma aquisição total de 42,9% do capital”.
No artigo publicado pode ler-se ainda: “Na sexta-feira, todas as quatro companhias selecionadas como potenciais compradoras pelo governo português fizeram propostas pela participação da EDP, incluindo a alemã E.ON, e as brasileiras Eletrobras e Cemig, além de Três Gargantas. O jornal disse que a E.ON fez a proposta mais baixa, mas o tamanho da oferta compõe apenas uma parte do processo de compra, que envolve, além de avaliações feitas pela agência governamental Parpublica e pela EDP sobre o preço de oferta, uma análise sobre projectos industriais conjuntos e benefícios para a economia”.
Ainda segundo a TV Record “A EDP não quis comentar a reportagem do jornal. A participação de 21,35 por cento na maior companhia de Portugal vale cerca de 1,9 biliões de euros, segundo preços atuais. Portugal tem prometido vender participações na EDP e na operadora da rede eléctrica REN para cumprir os termos de um resgate ao país feito pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O vencedor deve ser anunciado até ao final do mês de Dezembro”.
De recordar que os outros acionistas da EDP são a espanhola Iberdrola, que tem 6,8 por cento, a CajAstur (5 por cento) e o grupo português Jose de Mello (com 4,82 por cento). A companhia argelina de petróleo e gás Sonatrach tem 2 por cento cada.

Sem comentários: