4.10.11

Inocêncio XII, o papa das reformas

Foi o Papa Inocêncio XII que aboliu um conjunto de privilégios que eram dados aos familiares mais próximos dos papas e mesmo do clero que ocupava lugares de destaque. Estas regalias permitiam posições de destaque sobretudo no seio do poder político.
Inocêncio XII - nascido com o nome António Pignatelli - foi Papa entre 21 de Julho de 1691 até a sua morte, em 27 de Setembro de 1700. Do conclave de 1691, interrompido por um incêndio de que saiu ileso, António Pignatelli, arcebispo de Nápoles, de 76 anos de idade, seria eleito Papa, tomando o nome de Inocêncio XII.
Inocêncio XII foi educado num colégio de jesuítas e servido como núncio em Florença, na Itália, em Viena de Áustria e na Polónia.Durante seu Pontificado, instituiu documentos como a bula pontifícia Romanum decet pontificem, que extinguiu a praga do nepotismo, não permitindo aos parentes próximos dos futuros Papas acesso a regalias especiais na estrutura de poder político e mesmo religioso.
Este Sumo Pontífice emanou decretos sobre o uso da veste talhar (talar), sobre a visita canónica e exercícios espirituais ao clero e sobre a disciplina dos religiosos. Introduziu o piedoso costume de se acompanhar o Santo Viático.Inocêncio XII instituiu asilos para os pobres, eliminando os mendicantes das ruas. Atendeu carinhosamente aos flagelados dos terramotos e da peste. Encerrou as questões com a França de Luís XIV e o caso do Quietismo. Esta interpretação dada pelo arcebispo Miguel de Molinos, preceptor do príncipe herdeiro de França, às palavras de Santo Agostinho: Ama a Deus e fazei o que quiseres, desencadeou acesas polémicas. Roma, após estudar cuidadosa e longamente a questão, reprovou o livro Máximas dos Santos de Fénelon e Miguel de Molinos retratou-se publicamente.O papa Inocêncio XII trabalhou imenso em prol das Missões no Canadá, na Pérsia e na Abissínia. Contra os muçulmanos, o Príncipe Eugénio de Sabóia - esse padreco como o alcunhara com desprezo Luís XIV - obteve estupendas vitórias, que eliminaram o secular perigo turco. Carlos II de Espanha, sem herdeiros próximos, recorreu ao pontífice pedindo seu parecer de pai comum da cristandade sobre a sucessão.
O Papa Inocêncio XII iniciou o Ano Santo de 1700, mas faleceu nove meses depois, a 27 de Setembro, e foi o último pontífice a usar barba, costume reintroduzido em 1527 pelo Clemente VII, durante o cerco de Roma.
António Pignatelli, o reformista Papa Inocêncio XII, nasceu em Nápoles, a 13 de Maio de 1615 e morreu aos 85 anos, em Roma, no dia 27 de Setembro de 1700.

Sem comentários: