9.10.11

Dom Dinis merece, Odivelas e Portugal bem precisam!

Eu e Madalena Varela.
O Rei Dom Dinis, uma das mais importantes personagens da História de Portugal, faria ou faz hoje 750 anos. A importância do seu reinado tem vindo a ser cada vez mais evidenciada e salientada, ainda na passada sexta-feira, na Conferência que o Pensar Odivelas promoveu,  "D. Dinis (O Lavrador) - O Seu Reinado e o Seu Legado" isso ficou bem patente nas intervenções de D. Duarte Pio, do Professor Rosado Fernandes, da Dr.ª Maria Máxima Vaz, do Dr. Carlos Coelho e do Secretário de Estado da Agricultura, Diogo Albuquerque. 

Hoje, antes da Missa de Acção de Graças em Sua memória, a qual se realizou no Mosteiro de Odivelas, depositei com a Madalena Varela uma Coroa de Flores no seu túmulo, momento que teve para mim um significado muito especial. Entendo que D. Dinis, pelo que nos deixou bem a merece e que Odivelas e Portugal, por várias razões,  algumas diferentes e outras comuns, bem precisam que seja evocada a sua memória.

Foi por isso também que o Grupo Pensar Odivelas resolveu oferecer um "presente" a D. Dinis, Diniztia de Odivelas, um blogue que se destinará exclusivamente à divulgação do conhecimento existente deste Rei e do seu reinado.

Sem comentários: