27.9.11

Paulo Portas com a diplomacia económica

Finalmente o governo parece entender-se em matéria de diplomacia económica, área de vital importância para a projecção internacional do País. Todos os cenários propostos, por vários conselheiros de Pedro Passos Coelho, para o novo modelo de diplomacia económica colocam na tutela dos Negócios Estrangeiros toda a rede externa da AICEP.
Naturalmente que isto se ficará a dever às primeiras iniciativas de relativo sucesso de Paulo Portas e aos seu empenho inquestionável junto da comunidade internacional para aumentar o investimento estrangeiro em Portugal, particularmente no sector da indústria e até mesmo no sector agro-alimentar de forma a lançar uma nova dinâmica na agricultura nacional. Efectivamente, estas áreas foram praticamente desprezadas nas duas últimas décadas pelos sucessivos governos que deram maior importância às novas tecnologias e ao sector dos serviços. Paulo Portas tem-se revelado um dos maiores defensores da necessidade de baixar o deficit na balança de transacções comerciais.
Também a partir de Janeiro, os conselheiros técnicos que funcionam junto das embaixadas e consulados portugueses passarão a ter o estatuto de adidos, perdendo muitos dos privilégios que os colocam acima da carreia dos próprios diplomatas.
http://www.ionline.pt/conteudo/151862-passos-coelho-e-portas-vao-ter-se-entender-diplomacia-economica

Sem comentários: