10.8.11

SIC e TVI - porquê proteccionismo?

Num outro blogue onde escrevo, embora com um cariz profissional, coloquei hoje um texto que de certa forma está relacionado com um assunto que também está na ordem do dia sobre o ponto-de-vista político, a questão da privatização da RTP.

Não abordei o assunto sobre o ponto de vista de concordar ou não com um canal público de televisão, coloquei-o sobre a questão do monopólio que a SIC e a TVI partilham, da falta de fiscalização a que estão sujeitos e do proteccionismo que reclamam.

Passo a trancrever:

TV’s - 6 pequenas questões.

1 - Se alguém quiser abrir uma empresa de brindes, uma agência de publicidade, uma gráfica, uma empresa de eventos, uma empresa de acções especiais, um portal, uma web tv, uma revista, uma agência de meios, uma empresa de design ou de meios, etc., etc., pode fazê-lo com a maior das facilidades, mas se alguém quiser abrir um canal de televisão isso é-lhe vedado, porquê?

2 - Há quem diga, nomeadamente as partes interessadas, que o mercado não aguenta a privatização da RTP, mas quem é que me perguntou se o mercado com o qual concorro directamente aguenta mais algum operador?

3 - Há quem diga que há uma entidade que regula os órgãos de comunicação social e nomeadamente as televisões, mas nunca ouvi ninguém dizer que estava a averiguar se por acaso a SIC e TVI não estarão a fazer dumping, porquê?

4 - Tenho na memória que foram precisamente esses operadores, SIC e TVI, sobretudo a partir de 2008, que começaram a reduzir drasticamente e de forma irresponsável os preços da publicidade, arrastando com isso, através da posição dominador que o estado lhes concede, todo o mercado da publicidade para a situação em que se encontra hoje, não foi?

5 - Porque carga de água é que terei que ser eu, enquanto contribuinte em nome individual e na qualidade de empresário, com o dinheiro dos impostos que liquido regularmente e de forma pontual, a ter que suportar os custos da vontade e dos interesses pessoais dos senhores da SIC e da TVI?

6 - Porque razão é que continua a haver monopólios e proteccionismos em determinadas áreas, os quais ainda para mais, porque não estão sujeitos a uma fiscalização rigorosa, arrastam consigo todo um mercado para o abismo?















Sem comentários: