11.8.11

Novamente o Chile

Por mais incrível que possa parecer, mais que não seja pela distância que nos separa e por nunca ter sido português, tenho para mim, desde que em 94 tive oportunidade de o visitar, que o Chile é o país mais parecido, aos mais diversos níveis, com Portugal e os chilenos são o povo mais parecido connosco.

Apesar de todas as semelhanças, fiquei na altura com a ideia que o Chile, pese o facto de dificilmente alguma vez vir a ser uma grande potencia mundial, era um país economicamente sólido, relativamente bem estrurado e organizado, onde havia uma boa qualidade de vida e com um potencial de crescimento muito interresssante. 

Por tudo o que acima referi tenho uma simpatia muito especial por esse país e pelos chilenos, a qual me desperta uma curiosidade permanente em saber o que por lá se passa e como evolui, por isso habituei-me acompanhá-lo.

Desde essa data o Chile tem-se tornado de forma sustentada num país cada vez mais competitivo na Agricultura, na Pesca, na Extracção Mineira (riqueza natural), no Turismos, em alguma industria e serviços. É um país que depois de ter sido selvaticamente devastado (flora e pesca) pelo japoneses, cuida e preserva o Ambiente e para além disso, tem no urbanismo um enorme cuidado com as questões sísmicas como recentemente ficou demonstrado.

O mais interessante, é que aos poucos começam a aparecer cada vez mais pessoas, das mais diversas proveniências, a indicar o Chile como um bom exemplo a seguir. Hoje é Eduardo Borenszteinum, um economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento a fazê-lo.


Sem comentários: