17.8.11

McDonald's de Odivelas: facturas, não obrigado!

No McDrive do McDonald’s de Odivelas não foi possível obter factura do que se comprava. Ontem, pouco depois das 16 horas, comprei dois McFlurry e factura nada.
Um responsável afirmou que “a máquina se encontrava avariada (...) podia tentar arranjar uma factura qualquer até de valor superior”.
Extraordinário vende-se numa ‘caixa’ que não funciona.
Fica-nos a convicção de que o IVA dessas vendas, pago pelos clientes, jamais entrará nos cofres do Estado. Também a certeza de que “no melhor pano cai a nódoa”: uma multinacional, com marca de prestígio, contorna imposto de valor acrescentado.
Afinal, um expediente que não se confina às pequenas e microempresas portuguesas. Todos fogem quando podem. Pouco importa a recuperação do País. Continuamos no velho dilema: “o Estado desconfia dos seus cidadãos e os cidadãos desconfiam do Estado”.
Mas, ontem, naquele McDonald’s aconteceu o mais hilariante: depois da insistência em querer a factura, veio uma primeira inutilizada, por impressão claramente defeituosa, e só uns minutos depois, documento correcto e relativo à compra efectuada. Finalmente, a máquina funcionou!

Sem comentários: