1.7.11

Medusas dão à costa





O aparecimento de medusas acontece em vários locais do globo, mesmo aqueles em que as águas são mais frias. De acordo com alguns estudos é um fenómeno cíclico, mas naturalmente preocupante e a obrigar a alguns cuidados das autoridades, pelo menos no plano informativo.
Em Portugal e desta família são conhecidas as alforrecas.
De qualquer modo, em 2009 e agora, após dois meses de mau tempo, aparecem na costa portuguesa, nas nossas areias, uma espécie de tamanho reduzido com minúsculas patas de caranguejo a que alguém apelidou de “caravela portuguesa” e que são extremamente tóxicas (na imagem). Aconselha-se a não tocar nestes animais nem mesmo mortos porque o seu tecido mole morde como uma serpente, e as marcas que deixa na pele são definitivas e parecem uma espécie de tatuagens, mas certamente indesejáveis.
Também as dores são indescritíveis.
Mais grave poderá acontecer a uma criança que toque nestes animais. Poderá mesmo ser fatal. Na prática esta espécie de medusa vive a milhares de quilómetros da nossa costa. Trata-se de medusas de água quente, da Austrália ou da Califórnia, nos Estados Unidos.


http://www.youtube.com/watch?v=6ckt_c5R2AM&NR=1

Sem comentários: