1.6.11

Deixem-nas comer os ratos!

Ao contrário do que se possa supor não vem mal ao mundo que existam estes répteis numa zona com grande extensão de terrenos baldios, pouco limpos e com vegetação alta.


Antes pelo contrário, eles são capazes da proeza de (quase) extinguir as pragas de roedores. Estamos perante animais amigos desde que cada um de nós entenda e distinga o seu habitat.


A imagem foi captada na Avenida Amália Rodrigues, na urbanização da Ribeirada, em Odivelas, onde existe mais de hectare e meio de terreno abandonado. O protagonista é funcionário municipal. A fotografia será da autoria de Mário Silva. Quanto ao bicho deverá ter apenas na ordem do metro e vinte centímetros.


E aqui deixo um conselho: não tentem matar um animal destes porque não resulta em qualquer ventagem, além de infringirmos a legislação.


As cobras rateiras são as mais comuns em áreas urbanas e podem atingir 2 metros. Não atacam o homem. Também podemos encontrar a "ferradura" que é constritora enquanto a rateira é venenosa, mas apenas preocupante para crianças pequenas.

1 comentário:

Madalena Varela disse...

Pois é, concordo plenamente! Aliás ainda há dias fiz um Post no Odivelix sobre estes animais, que também precisam de sobreviver... Vamos pois deixá-las viver, dando-lhes a importãncia que de facto merecem!