18.5.11

Odivelas Económica?


Tive conhecimento através do Jornal Metro de hoje que, vai nascer em 2015 a “Urbanização Moinhos do Cruzeiro”, que se irá situar quase ao lado do Lidl da Arroja.





Parece que para além da previsão da construção de 13 edifícios de vidro com seis andares, esta urbanização pretende ser um novo pólo das actividades económicas de Odivelas!


De facto ocorreram lá obras de alargamento da via estreita que servia de ligação da Arroja aos Bairro dos Pedernais, agora parece que será a L13, e também é certo que ainda se encontra lá um Moinho, mas se de facto levar em cima com uma série de edifícios daquela dimensão o Moinho provavelmente irá parecer um cinzeiro ali no meio daquele betão! Mas segundo um técnico responsável a urbanização será construída por forma a ser integrada na paisagem histórica de Odivelas! Não entendi! Pode ser que venha a perceber o que se pretendeu dizer com isto!



Outra coisa que também não entendo é que, só agora estão em condições de elaborar os projectos para submeter à apreciação da CMO, mas 50% dos apartamentos destinados à habitação já foram vendidos! Mas que garantias de aprovação da construção é que se dão ás pessoas?

Prevê-se um investimento de 45 milhões de euros, em que 85% ira ser para habitação e só 15% para as tais actividades económicas! E ainda assim é lógico dizer-se que será um pólo de actividades económicas com esta disparidade de percentagens de ocupação? Só podem estar a brincar!

Outra questão, e o que será que sucedeu ao projecto do Pólo Tecnológico de Famões, que ficou tão bem em folheto de propaganda eleitoral em 2009? Mudou-se para o pólo Sul? Não será muito pólo junto? Não há dúvida que este executivo municipal com estas historietas que surgem para servir de bandeira populista de obra prevista e nunca concretizada à boca de eleições, parece mesmo uma sucessão de montanhas a parir ratos!

1 comentário:

Vítor Matias disse...

Srª Madalena , estou de acordo consigo quando pergunta pelo Pólo Tecnológico de Famões que tanto foi anunciado em altura de eleições e não passou do papel!
Agora, não entendo qual é o seu problema quanto ao Moinho ali existente? Afinal faz mais falta um moinho velho a cair aos bocados ou uma urbanização que proporciona desenvolvimento, habitação, comércio e qualidade de vida? Basta restaurarem o moinho e fazerem uma área envolvente sem o deitar abaixo que até fica bonito!
Com a proximidade desta Urbanização, Famões irá ter um grande desenvolvimento que a tanto está esquecido! Só agora, ao fim de 30 anos, é que estão a construir uma urbanização na estrada principal em frente à antiga Fábrica da Optilon (desactivada praí à 20 anos). De resto a maioria da habitação é muito antiga, com mais de 30 anos!
Espero que comecem a pensar em mais urbanizações nas quintas abandonadas e por cultivar que existem em Famões!