31.5.11

Cultura Socrática.

Vasco Pulido Valente
«Sócrates não hesita perante os mais baixos processos polémicos, que provavelmente supõe uma prova do seu admirável talento. (...) Numa conferência qualquer, um espectador, Peter Villax, de resto um indivíduo bem-educado e calmo, resolveu declarar directamente ao primeiro-ministro que nem sempre "os seus actos (do primeiro-ministro) reflectiam as suas palavras". Sócrates, de cabeça perdida, respondeu a Villax que não lhe "reconhecia nenhuma autoridade moral" para o criticar. E proibiu mais perguntas. É este o homem em que muita gente se prepara para votar. Votará. Mas não vota num democrata.»


João Pereira Coutinho
« Pena que ninguém tenha perguntado onde é que ele tem os filhos a estudar: na escola estatal que tanto ama; ou num colégio privado? A resposta seria embaraçosa, mas reveladora: a esquerda que ‘defende’ a escola estatal é a mesma que enfia a descendência na privada.

Não apenas pela qualidade do ensino; mas para poupar a prole à companhia dos pobres e imigrantes, que afocinham na escola estatal sem possibilidade de escolha. Aliás, a mera hipótese de escolha chega e sobra para horrorizar a esquerda ‘igualitária’, que não está disposta a partilhar os seus clubes privados. Os pobres e os imigrantes querem-se longe; ou a enfeitar comícios do PS a troco de sandes de bifana. »


Henrique Raposo
« Isto é que é a famosa sensibilidade social do PS? É isto? Sensibilidade social é usar os mais pobres dos pobres para compor o marketing? Isto, meus amigos, é nojento. Isto ultrapassa vários níveis da decência. Isto não tem nada que ver com diferenças ideológicas. Isto tem que ver com um mínimo de moral, um mínimo de decência. E, ao fazer isto, o PS desceu muito, muito baixo. Isto nem sequer é amoral, nem sequer é uma daquelas amoralidades maquiavélicas típicas da acção política. Não. Isto é imoral, isto é uma imoralidade completa. Isto é nojento. Eu compreendo as dificuldades que o PS, coitadinho, está a enfrentar na hora de encontrar pessoas para compor a sua máquina-eleitoral-para-jornalista-de-TV-ver. Mas isso não legitima estes autocarros inteiros com centenas de imigrantes pobres retirados ali do Martim Moniz ou das manchas de desemprego de Massamá e afins. Isto passa todos os limites. Quem não viu tem de ver esta reportagem sobre os imigrantes usados pelo PS. As pessoas foram para ali, porque alguém lhes disse que iam ter os papéis. Alguém lhes disse que iam ser portugueses se fossem aos comícios do PS. Quem foi? Quem é que disse isto às pessoas? »

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

O maior inimigo do pm é o prório pm.Encarregou-se de destruir a ideia que os portugueses tinham quando lhe deram a maioria. Basta não ser destituído de bom senso, não ser cego nem sectário.
Mas nunca reconhecerá que errou; não é capaz e estou convencida que nisso é sincero - julga que está certo. Essa é a sua mais grave incapacidade, porque é uma doença.