6.4.11

Paulo Aido arranca com "Roteiro pela Inclusão"






O Vereador Independente Paulo Aido iniciou o “Roteiro pela Inclusão Social”, na passada segunda-feira, com objectivo de conhecer a realidade e a dimensão das famílias mais carenciadas e desprotegidas, caracterizar o actual tecido social, económico e cultural dos meios onde vivem e conhecer as instituições de solidariedade, as suas adversidades e os seus modelos de actividade. O autarca visitou a Conferência Vicentina da Sagrada Família da Pontinha e o Centro de Dia da Sagrada Família da Pontinha integrado na IPSS, Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente Paulo.

Reinventar o voluntariado

A Conferência Vicentina ajuda cerca de 300 pessoas em 128 agregados familiares, distribuir roupas, calçado, mobiliário e alguns produtos de higiene, com recurso a voluntários, benfeitores e ao Banco Alimentar. Nas instalações recentemente cedidas pela Câmara de Odivelas - muito pelo contributo das intervenções do vereador Paulo Aido em reuniões do Executivo – os espaços são bem aproveitados e mostram o apreço pelos bens doados e de benfeitores.


Mais mobilidade porque há cada vez mais idosos em casa

O Centro de Dia da Sagrada Família, no Bairro Dr. Mário Madeira – como IPSS que é - assiste 80 pessoas em Centro de Dia, presta assistência domiciliária a 50 outras pessoas e oferece o centro de convívio a outros trinta. As maiores dificuldades resultam de dois factores que se cruzam, o aumento considerável de idosos com dificuldades de mobilidade a ponto de não se conseguirem transportar até ao Centro de Dia, e a contenção da despesa, que não permite a aquisição de mais um veículo para possibilitar maior celeridade quotidiana na assistência domiciliária que aumenta com os casos de perda de motricidade referidos. A propósito das questões financeiras, Paulo Aido soube que esta instituição ainda não recebeu da Câmara Municipal de Odivelas, os 5.300 euros de apoios aprovados em Reunião de Executivo de 4 de Agosto do ano passado.

Para o autarca, urge olharmos à nossa volta “para percebermos o que acontece e poderá estar eminente em resultado das dificuldades cada vez maiores que se avizinham e saber utilizar o nosso metro quadrado de influência, nem que seja só no prédio ou no bairro onde vivemos... Temos de olhar pelos mais desprotegidos por aqueles que nada têm e quase ninguém lhes liga”. Tal qual disse ao longo da campanha eleitoral, o Vereador Paulo Aido, assumiu o compromisso de tudo fazer para, junto da Câmara de Odivelas, encontrar apoios imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho social relevante que estas instituições fazem e que substituem as obrigações do Estado.

Sem comentários: