23.4.11

Até sempre, João Maria Tudela

João Maria Tudela faleceu ontem, aos 82 anos, dois dias depois de ter sido vítima de um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mais do que um cantor, João Maria Tudela foi um artista, um entertainer e dono de um charme e elegância ímpares no panorama musical português.

O músico, que nasceu em Moçambique em 1929, começou por tocar piano, guitarra, viola e harmónica vocal sem saber música. João Maria Tudela só se dedicou à música como profissional em 1959, depois da canção “Kanimambo”, talvez o seu maior êxito.


Mas a verdadeira carreira de João Maria Tudela durou apenas uma década em virtude da sua aproximação aos artistas e compositores mais críticos do regime. Em 1968, o cantor foi proibido de voltar a actuar na RTP como consequência da interpretação de “Cama 4, Sala 5” de Nuno Nazareth Fernandes e José Carlos Ary dos Santos.


Mas mesmo depois do 25 de Abril João Maria Tudela teve sempre enormes dificuldades em encontrar trabalho.


De qualquer modo, o artista conseguiu dois dos prémios mais relevantes da música portuguesa e teve uma impressionante legião de fans de todas as idades e, não só pela música, mas também pela sua incontornável paixão pelos automóveis que fez com que fosse um dos raros proprietários de um Sovam, marca que produziu menos de cem unidades dos seus dois modelos.


Tudela estudou na África do Sul, em Coimbra e começou a trabalhar na companhia de seguros Império e na Shell, na então cidade de Lourenço Marques.


José Maria Pignatelli

Sem comentários: