13.2.11

O Mosteiro de Odivelas, a cerca e as vizinhanças (1)

O Mosteiro é um edifício que tem agregada uma cerca, que era cultivada por agricultores assalariados. Os produtos agrícolas eram consumidos pelo pessoal de serviço e pelas alunas.

Hoje já não se cultiva a cerca, pelo menos na sua totalidade.

A parte que é monumento nacional não é ocupada pela escola que aqui funciona.

Nos fins de semana e feriados a escola está encerrada. Se for aberta ao público, para visitas, a parte histórica, não traz nenhum problema ao Instituto.

Quando abrir, deve garantir-se a protecção de edifício e de todos os bens culturais que lhe pertencem. Impedir a sua degradação deve ser uma obrigação de todos os que ali vierem a entrar.



2 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Coloquei esta foto para poderem observar o local da construção na zona de protecção. No corpo do edifício que prolonga o corpo da igreja, vê-se, à esquerda uma casinha branca que tem de cada lado uma construção da mesma altura, mas de cor térrea. Vêem-se ainda umas árvores ou arbustos e mais espaço aberto. Tudo isto fica do lado esquerdo da Igreja do mosteiro. Agora, com a construção, o monumento fica "afogado".

Maria Máxima Vaz disse...

É uma pena que quem deu parecer favorável à construção nesse local e quem licenciou não veja o crime que cometeu. Havia um espaço aberto ao lado do monumento. Vai passa a estar ali uma barreira sofocante. Invadiram a área de povoação histórica que passa a ter ali um tumor maligno. E ainda dizem que melhoraram o trânsito. Cego é aquele que não quer ver.