30.1.11

Amália recordada em Odivelas

Amália Rodrigues foi recordada em Odivelas no sábado, num programa ambicioso que acabou por ter o seu momento mais alto com as actuações dos alunos da Escola de fado da Junta de Freguesia e no final com duas interpretações de Maria Mendes que actua no Páteo de Alfama e no centro cultural da Malaposta. O polivalente de Odivelas encheu para ouvir os fadistas que foram acompanhados pelos seus professores, o guitarrista António Jorge e João Barros na viola.
Antes e também com a sala quase cheia assistiu-se à inauguração de uma exposição alusiva à diva do fado português e a uma peça de teatro de revista representada pelo grupo “Os Resistentes” do Bairro Padre Cruz.
Independentemente da importância em homenagear Amália, tanto mais que vivemos um momento impar em que se tenta que o fado faça parte do património do Mundo, esta acção apresentada pela Junta de Freguesia em colaboração com o Museu do Fado teve o condão de mostrar a mais-valia do projecto Escola de Fado que se percebeu ser já capaz de juntar pessoas de todas as idades, demonstrar o crescente interesse dos mais novos por este género de canto e mesmo integrar no grupo alunos do conservatório.
Aliás este projecto de carácter sócio cultural pode muito bem interagir com o sector económico, particularmente com a restauração como já acontece uma vez por mês com as noites de fado no Forno da Cidade. São precisas é mais noites e a capacidade de crescer a qualidade do projecto e de a publicitar para lá das fronteiras da cidade e do concelho. Também é necessário preparar programas a curto e médio prazo de forma a levar o fado e os fadistas desta escola a outras paragens e espectáculos mais ambiciosos antevendo já as noites de Verão.

José Maria Pignatelli

Sem comentários: