30.12.10

Em 2011 o Mundo precisa de dialogar

Luiz Carlos do Nascimento é um cibernauta brasileiro residente no seu País que faz intervenções a escrito em alguns jornais online e com determinada pertinência. Já é lido em alguns cantos do globo. Tive o prazer de o poder confrontar em privado através de correio electrónico. Com este brasileiro aumento o meu campo do conhecimento.

Luiz Carlos é um cristão convicto, mas dos que entende bem a grandeza do país onde vive, mas também a incerteza do futuro de milhões de brasileiros que continuam a perceber que a classe média naquele país continua exígua (…) demasiado para a necessária reforma do tecido socioeconómico.

E talvez por isso (ou não) enviou-me há minutos uma interessante mensagem de Ano Novo que passo a transcrever:

Meus amigos e amigas, carregadinhos de Esperança para 2011, Paz, Esperança e Alegria!

A Esperança é uma virtude própria de nós, humanos. Nem mesmo Deus, como ser atemporal, a possui. Mas como fazer para que nossas esperanças para o Ano Novo realmente se concretizem?

Aí vai, a RECEITA. Abaixo um trecho dela:

Querem de facto, que este ano seja um tempo de profunda renovação da sua vida?

Desejam que isso repercuta bem para as pessoas ao seu redor e para todo o universo?

Então, refaçam neste início de ano novo o compromisso de, a cada dia, consagrar um tempo, por mínimo que seja, de gratuidade e interioridade para renovar um verdadeiro e profundo diálogo consigo mesmo/a.

Ao mesmo tempo, comprometam-se em ser, cada vez mais, pessoas de diálogo com os outros, inclusive com as pessoas que pensam e agem a partir de valores que vocês não aprovam.

O diálogo mais fecundo é justamente com os que pensam e actuam diferentemente de nós.

E um pensamento que também vale como uma receita para toda a nossa vida:

“A MELHOR MANEIRA DE MELHORAR O PADRÃO DE VIDA É MELHORAR O PADRÃO DO PENSAMENTO” Roberto Shinyashiki, psiquiatra e psicanalista.

José Maria Pignatelli

Sem comentários: