17.11.10

Pedro Santana Lopes apresenta "A Confidente de Sá Carneiro"



Paulo Aido é um jornalista e um escritor, sobretudo apaixonado pela escrita, pelos livros. Associa o empenho na actividade literária com a pesquisa e muito espaço ao pensamento, sempre aberto à admissão incondicional pela diferença. Acaba de escreverA Confidente de Sá Carneiro”.

As suas obras são resultado disso mesmo. Um dos seus últimos livros intitulados “As Mais Belas Orações” é um exemplo. Como então explicou, trata-se de “ajudar a que cada um de nós possa ser melhor pessoa e assim tornar o mundo melhor”. É efectivamente uma publicação diferente de tudo o que possamos imaginar e onde o autor pretende facilitar a que cada um aprenda “a espreitar a religião do outro com bondade e olhar para o próximo com mais ternura”.

Agora a investigação levou-o a Francisco Sá Carneiro mas numa óptica diferente da maioria dos autores que escreveram sobre aquele que foi o pilar da existência do Partido Popular Democrático.

Tentar complementar uma biografia numa perspectiva muito humanizada em torno de quem privou diariamente com o político, Conceição Monteiro que foi secretária, confidente e uma espécie de braço direito de Francisco Sá Carneiro... porventura uma das pessoas que mais tempo de trabalho dedicou ao mítico líder do actual PPD/PSD.

Este livro revela alguns detalhes da personalidade de Sá Carneiro, num lado mais desconhecido dos portugueses.

“A Confidente de Sá Carneiro” é um documento obrigatório para juntar a qualquer uma biografia do antigo líder do PPD. São 160 páginas onde se escreve uma parte importante da nossa história política contemporânea do após 25 de Abril. Uma peça literária que se lê entre umas chávenas de chá e de onde se podem tirar algumas notas importantes que podemos e devemos memorizar.

E não se trata de um livro somente com o estilo literário do autor Paulo Aido, mas antes com passagens muito reais do diálogo com Conceição Monteiro.

Em minha opinião estamos também perante uma peça literária que acaba por homenagear Francisco Sá Carneiro e a própria Conceição Monteiro.

A Confidente de Sá Carneiroé editado pela Zebra e distribuído pela Bertrand e vai ter a primeira apresentação em Lisboa, no Picoas Plaza, a 1 de Dezembro pelo social-democrata Pedro Santana Lopes.

Estão todos convidados.


José Maria Pignatelli


1 comentário:

Jose Pignatelli disse...

Recordar também é viver. Falar de Sá Carneiro que na minha opinião se ausentou dos vivos permaturamente é lembrar um grande Estadista. Bem haja a Paulo Aido excelente escritor que demonstra sensibilidade e lealdade para com os seus leitores. Será com certeza mais um livro para ler de uma só vez.

Talé