29.11.10

"Marmeladices"

Miguel Xara Brasil, o fundador deste blogue escreveu a propósito da Marmelada de Odivelas – “Como anteriormente tinha afirmado, esta era uma semana grande para a Marmelada de Odivelas, Começou com o evento promovido pela Câmara Municipal, Associação de Comerciantes e Produtores e acabou com a Cerimónia de Entronização.
A partir de agora é importante que muitos se deixem de marmeladas e se unam esforços em prol de algo bem mais importante que é a Marmelada de Odivelas
”.
Escreveu o “post” no dia em que acabou a apresentação da Marmelada Branca de Odivelas na Loja do Munícipe, no Odivelas Parque, pelo menos a avaliar o calendário apresentado pela Câmara Municipal e no dia em que foram entronizados alguns dos associados da Confraria da Marmelada de Odivelas.
Estou completamente de acordo que agora o mais importante é o produto e o que a multiplicidade de actividades sociais, culturais e económicas que a nossa marmelada pode gerar.
Mas não será garantidamente com tantos agentes envolvidos e cada um deles a remar para seu lado, muito por força de uma quase profunda inculturação e atitudes improfícuas.
Vejamos:
- Os produtores apenas aparecem num dos projectos, o liderado pela Associação de Comerciantes de Loures e Odivelas.
- Quantos destes produtores se encontram nas duas confrarias?
- Por exemplo, quantos deles foram entronizados na cerimónia de Domingo?
- Porque razão nem todos os associados aceitaram ser entronizados?
- Que motivos levaram o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas a participar no evento quando, no momento próprio, não aceitou o convite para ser membro da Confraria da Marmelada de Odivelas?
- E porque não estiveram os outros presidentes de Juntas de Freguesias, todas representadas no brasão com as sete flores-de-lis?
Caro Miguel Xara Brasil já não é tempo de tapar o sol com a peneira, antes o momento de utilizar os nomes apropriados para pessoas que tentam personalizar projectos que nasceram pelas mãos de terceiros e para servir a comunidade, desenvolver e projectar uma região.
Obviamente que estas questões devem ser tratadas em sede própria, mas será difícil não virem a público quando assistimos a pessoas com responsabilidades não aceitarem criticas, utilizarem o ciberespaço para fazer ameaças veladas, algumas das vezes de forma anónima, sintoma de deslealdade para quem os elegeu...
Esquecem-se que os reinados não duram toda a vida.
Pela minha parte, não me imiscuirei de participar no(s) órgão(s) onde tenho assento por ser associado... mas confesso que deixo de acreditar na capacidade de sobrevivência destes projectos repletos de vaidosos que se aproveitam ou beneficiaram dos poucos que se esforçam por estas causas obviamente de interesse público.
Como já anteriormente o fiz, volto a afirmar que em minha casa pelo menos durante o ano não falta marmelada (como nunca faltou) e ainda se fez para poder oferecer a alguns amigos apaixonados por esta iguaria produzida a preceito e não seguindo qualquer modernização como a que surpreendentemente ouvi anunciar numa recente Assembleia Municipal.
Resta-me apelar para que se deixem de desconhecimentos e perguntem a quem sabe ou passou por semelhante processo como os produtores de ovos-moles de Aveiro, onde se foi capaz de envolver a Universidade, engenharia alimentar e Câmara Municipal para qualificar esse produto em sede europeia.
As piores coisas que podemos ter são políticos sem conhecimentos técnicos e técnicos sem habilidade política ou negociável.
São pessoas como estas que transformam o nosso País naquilo que é... e a afundar-se lentamente.
José Maria Pignatelli

Sem comentários: