18.11.10

Instituto de Odivelas (Infante D. Afonso)

"Fundado em 1900 pelo Infante D. Afonso de Bragança, o Instituto de Odivelas é um estabelecimento de ensino dependente do Estado-Maior do Exército que tem por fim a educação de filhas de militares, de elementos da GNR, da PSP, de pessoal militarizado e de civis. Frequentam actualmente o Instituto de Odivelas entre 292 alunas distribuídas pelos 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário." (Fonte: site do Instituto de Odivelas)

Sendo uma Instituição que contribuí para a dignificação do Concelho, não se compreende a razão da não abertura das suas portas aos Munícipes. Estou certa que, grande parte das pessoas nascidas e criadas em Odivelas desconhecem o seu interior, tirando a parte da Igreja. Pessoalmente conheço algumas áreas das chamadas restritas, através de uma visita guiada e aberta ao público para a qual foi necessário inscrever-me antecipadamente! Apesar de ter vivido desde que nasci na zona envolvente ao Instituto, esta visita só se verificou após os meus 30 anos de idade!
Através de uma reportagem televisiva realizada há uns anos atrás para um dos programas do historiador José Hermano Saraiva, lembro-me de ter sido referido na altura que a dimensão do jardim era superior ao largo D.Dinis que circunda a entrada do Mosteiro.
O meu apelo dirige-se a quem tanto apregoa que faz tudo para colocar Odivelas no mapa, pense se não seria de oportuno e até pertinente considerar desenvolver diligências para que se efectue a abertura do Instituto ao público!

Gostaria de chamar a atenção e até de louvar que, o próprio executivo municipal está a promover junto das escolas o concurso "Empreender com História" no âmbito da tão desejada requalificação do Centro Histórico de Odivelas. Este concurso tem por base angariar novas ideias de negócio, com vista a serem implementadas no Centro Histórico de Odivelas, e em que se pretende que seja igualmente demonstrada a exequibilidade prática e potencial financeiro do projecto a apresentar.
(Novas ideias? Negócio? Para Odivelas? Onde é que eu já PENSEI sobre isto???Teria sido: Pensar Odivelas - Projecto de Revitalização e Dinamização do Comércio Local??)

Assim, pergunto eu: A abertura do Instituto ao público não serviria de uma espécie de factor impulsionador dessa fixação negocial de forma suportada e sustentada ?

Ou melhor ainda, se eu fosse detentora do capital financeiro e humano desejável para colocar em acção o(s) projecto(s) vencedor(s), não exigíria a abertura de pelo menos aos fins de semana do Instituto de Odivelas ao publico de modo a conferir alguma expectativa de sucesso a esse binómio requalificação-rentabilização do investimento, servindo de pólo de atracção?
Mas é evidente que sim!







1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Andei dois dias com o Dr. Hermano Saraiva, na visita ao concelho, por me ter sido pedido pelo então presidente da Câmara, Dr. Manuel Varges e pelo Vereador Carlos Lourenço.Posso garantir que a cerca do mosteiro é muito maior que o largo D. Dinis e que até o parque de estacionamento ao lado deste, é maior. A cerca vai até à ribeira do lado poente e até à estrada que sobe para a Arroja, do lado Norte.