29.11.10

Discurso da Dr.ª Susana Amador - A minha dúvida.


Na Sessão Solene do XXII aniversário do Município de Odivelas, onde estive presente tinha ficado com a ideia que tinha ouvido, na parte final do discurso da Dr.ª Susana Amador, que Odivelas precisava de uma união de esforços e não de uns contra os outros.

Mas dado os últimos acontecimentos, hoje fui rever o discurso da Sr.ª Presidente da Câmara para me certificar se tinha ouvido e compreendido bem, de facto, parece que sim, ora veja:

"O nosso município precisa de todos, não uns contra os outros, mas uns com os outros, para que seja possível encontrar todas as sinergias necessárias ao desenvolvimento deste concelho.

Que este aniversário reforce em todos nós a responsabilidade social, individual e colectiva, e que isso signifique um compromisso com a melhoria da vida das pessoas, num combate diário contra a pobreza, que não pode ser uma inevitabilidade. Não nos podemos conformar, nem podemos deixar acontecer o que nos diz o verso pungente de Miguel Barbosa:

O nosso céu / era de restos de sucata / e minha mãe quando rezava /
só podia pedir / pedidos de lata.

Não queremos pois um céu de pedaços de lata, desejamos um céu bordado com as linhas da esperança, um céu de desenhos feitos do pó de estrelas e tecido com a magia do sonho colectivo, porque tal como diz Sebastião da Gama ”pelo sonho é que vamos”.

Em Odivelas perseguimos esse sonho, essa inspiração numa vontade inabalável de concretizar a utopia, materializando-a em acção diária, num entrega total e abnegada nessa missão de serviço público de que o poder local democrático se encontra investido todos os dias, a todas as horas, em todos os minutos, porque o tempo não pára nunca e não espera por nós!

Continuemos então nessa viagem colectiva, onde todos estão convocados!"


Perante isto fico com uma dúvida:

Ou a Dr.ª Susana Amador fez este discurso de forma leviana e hipócrita ou alguns dos que lá estavam ainda não o perceberam.

Se quiser ler o discurso na integra, é só clicar aqui.


Sem comentários: