21.10.10

O Comércio Local esteve no Informalidades.

Ontem pela primeira vez, por impossibilidade pontual de o realizar no Centro de Exposições de Odivelas, o Informalidades realizou-se “fora de portas”. Quem cedeu a casa foi o M.O.C. e desde já devo dizer que fomos muito bem recebidos, obrigado.

Para mim, que sou adepto de um Informalidades itinerante, isto é que seja realizado de forma rotativa em diversos locais, esta experiência veio reforçar esta minha convicção. Tivemos mais pessoas e isso é enriquecedor. Aproveito para agradecer em meu nome pessoal (penso que de todos os meus colegas de painel, do Henrique Ribeiro e do David Braga também) a presença a todos os que estiveram ontem na assistência.

Como não podida deixar de ser, um dos temas centrais foi a Projecto de Dinamização e Revitalização do Comércio Local em Odivelas, o qual foi elaborado por um dos grupos do Pensar Odivelas. Lembro que a Bancada do CDS-PP na Assembleia Municipal propôs na semana passada que fosse criado um grupo de trabalho para avaliar o Projecto e que essa proposta foi chumbada pelos partidos do poder, P.S. e P.S.D..

Não pude deixar de registar com agrado que todos os restantes membros do painel, ontem a Maria da Luz, o Pignatelli e o Vitor Peixoto, entenderam que se perdeu uma excelente oportunidade para estudar com profundidade este assunto, o qual, para além de ser económico, também é social. É que está em causa a sobrevivência de muitos comerciantes e de muitos postos de trabalho. A assistência foi da mesma opinião, sendo que muitos se mostrar indignados por este chumbo.

Para além deste tema, foi abordado o tema da saúde, onde mais uma vez veio à tona as promessas não cumpridas (novos centros), as cerca de 57.000 pessoas sem médicos de família, as más condições dos centros existentes e a inexistência de médicos de especialidade.

Incontornável foi também a inauguração do novo Pavilhão Multiusos, o qual em conjunto com a Escola dos Apréstimos vai representar um custo de 140.000,00 euros mês, ou seja 4.666,00 dia, durante 25 anos.

2 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Se fosse itinerante por sistema, tinham a possibilidade de dar conhecimento das opiniões e das propostas a um número cada vez mais alargado de habitantes, e isso é positivo. O projecto de revitalização do comércio já despertou e bem, a atenção de quem não tem vistas curtas nem sofre de partidarite - é também um projecto social. E o Informalidades é um projecto sócio/educativo, pensado e realizado por cidadãos e com sucesso! Parabéns!!

Maria Máxima Vaz disse...

Bem, esta informação de 4.666,00 diários de dívida, durante 25 anos, merecem a minha maior desaprovação,apesar de o pavilhão ser uma "maravilha". Tenho um princípio de vida que nunca esqueço nem ultrapasso: "quem não tem dinheiro não tem vícios". Eu queria o pavilhão. Eu quero zonas verdes espaçosas, eu quero escolas, mas à custa de tanto endividamento, não! O único caso em que eu admitiria endividamento, seria com equipamentos para a saúde.
E depois, sei de muitos recursos de município, mal gastos, mais que mal, indevidamente gastos. Assim, não!