19.10.10

A Lisboa que eu amo (10).

Continuação.

Mais umas lojas tradicionais e a última novidade e Lisboa.


Confeitaria Nacional
(180 anos)



Entre outras muitas outras coisas boas tem um famoso Bolo Rei, no Natal as filas para o comprar têm sempre vários metros.




Café Nicola.
(SEC.XVII)


Um dos ícones da capital portuguesa, a cidade de Lisboa certamente é o Café Nicola. Ponto tradicional e ideias, debates literários e propagação de opiniões. Este é o café mais frequentado desde o século XVIII. Ele foi fundado no Rossio, por um italiano chamado Nicola Breteiro. É certamente um dos mais belos e antigos estabelecimentos de Lisboa. Um local imperdível.

Um leque de intelectuais sempre frequentou o local. Mas um dos frequentadores realmente se destacou entre todos os académicos do local. Ele era Manuel Maria Barbosa Du Bocage. Infelizmente por causa dos conflitos entre os intelectuais e a policia, Nicola foi obrigado a encerrar as actividades.





SANTINI
(2010)

Attilio Santini abriu a sua loja por volta de 1950 no Tamariz, tornado-se o Santini, como é conhecido, na mais prestigiada casa de gelados do país. Na altura era frequentada por algumas das mais mediáticas figuras europeias, entre elas a família real espanhola e italiana. Mais tarde transferiu-se para Cascais, as galerias do Cinema S. José e posteriormente para a Av. Valbom onde ainda há uma loja com o seu nome.

Este ano, o Santini renovou a sua imagem e abriu a sua primeira loja em Lisboa,mais concretamente no Chiado. Desde a sua inauguração, em Julho deste ano as filas para comer um Santini à noite e de dia têm sido enormes, no fim-de-semana estava assim.


Sem comentários: