19.10.10

De monarcas a fundadores da Carbonária

Um pensamento (do dia) de Gonçalo Cabecinhas.
Um Amigo que vou ganhando desde a recentemente operação Limpar Portugal revela-se um amante da cultura e particularmente dos temas que não configuram a sua licenciatura em engenharia electromecânica. Gonçalo Cabecinhas surpreende-me a mim e a muito boa gente de gerações mais velhas… Lê de tudo!
E como sabe das minhas convicções monárquicas, muito inspiradas no meu Avô Pignatelli enviou-me uma missiva quase inacreditável de que obviamente sou conhecedor:

«Sabe que a sua família é que é a fundadora da Carbonária em Itália - A sociedade das Carbonárias foi fundada em 1738 pela família Pignatelli

Ler o livro - O Relato Secreto da Implantação da República Feito pelos Maçons e Carbonários.

Gonçalo já leu a dita publicação e talvez por saber da existência de uma forte corrente monárquica entre a família Pignatelli e outras muitas razões, confidenciou-me concluir que a República foi implementada com a ignorância do povo e o mistério do segredo. Tenho pena, não era a vontade da grande maioria do povo... fica uma grande frase de um grande estadista, o Emxo. Henrique Mitchell de Paiva Couceiro:
"Reconheço as instituições que o Povo reconhecer. Mas se a opinião do Povo não for unânime, isto é, se o Norte não concordar com o Sul, estarei até ao fim ao lado dos fiéis à tradição. E se acaso se desse uma intervenção estrangeira para sustentar a Monarquia, então passar-me-ia para o lado da República".


Sem comentários: