18.9.10

Médicos dos hospitais conhecem a má fama do Centro de Saúde de Odivelas

A saúde em Odivelas vai de mal a pior. E imagine-se que já é reconhecida nos hospitais de Lisboa. Um reputado dermatologista do Santa Maria solicitou a uma munícipe de Odivelas que pedisse um "P1" (a requisição) para uma consulta no serviço de medicina cardiovascular daquela unidade hospitalar... E interrogou a paciente sobre o nome da sua médica de família e o respectivo centro de saúde a que pertencia para redigir uma missiva. Ao que a odivelense respondeu: "Não tenho médica de família e pertenço ao Centro de Saúde de Odivelas"
O clínico retorquio: "À extensão do Bairro Olaio ou o da Rua dos Bombeiros?".
A doente confirma o velhinho centro da rua dos Bombeiros e o dermatologista responde "Não se incomode e pode estar tranquila porque vou iniciar procedimento interno caso contrário não a veremos aqui nos próximos meses".
O médico ainda afirmou que tinha conhecimento do péssimo serviço prestado naquela unidade de saúde e que alguns dos melhores e mais jovens médicos de família deixam a instituição por troca com o serviço hospitalar, sobretudo por falta de condições de trabalho e excessivo número de pacientes por clínico.
O que aquele dermatologista não imaginava é que os profissionais da extensão do Bairro Olaio estam agora na rua dos Bombeiros enquanto decorrem obras e que, para se conseguir uma consulta com um médico de recurso é preciso estar à porta do Centro de Saúde entre as 6 e as 7 horas da manhã e, mesmo assim, a consulta não está garantida... porque o nomeado médico de recurso poderá ter de prestar cuidados a alguns clientes da sua carteira.
Obrigam-se assim centenas de utentes de idade mais avançada a permanecer em filas, quase sempre de pé, e ainda por cima sob a indiferença quase total de quem presta serviço e dirige aquela unidade de saúde, a principal da cidade e do concelho de Odivelas. Uma vergonha.

José Maria Pignatelli

Sem comentários: