5.8.10

Parque Aquático de Odivelas sem iluminação

Pois que tenho ido algumas vezes à noite ao Parque Aquático de Odivelas, vulgo Jardim da Música, beber café.

E, se bem que a iluminação está ligeiramente melhor que no Inverno, na realidade, e falando sem rodeias, continua uma vergonha e um apelo a, chamemos-lhe, situações menos licitas e perigosas.

E visto que quem de direito não se dá, que seja público, a esse trabalho, deixo aqui uma listagem dos pontos negros daquele espaço (que continua a estar sempre vazio, seja de dia ou de noite):
1 - O lago ou tanque ou lá o que aquilo é está completamente às escuras. PERIGO de que alguém caia ali e se aleije ou que alguma criança mais pequena se afogue. Caso não saibam senhores decisores, o afogamento é a segunda maior causa de morte infantil em Portugal. E estes números salientam acima de tudo afogamentos em piscina, tanques, lagos.
2 - Zona de muro e arcadas nas traseiras dos Paço do Concelho sem pinga de luz. Ali se juntam grandes grupos de jovens.
3 - Zona da entrada do parque, ao pé de um poço (esse já tapado) sem luz. Ponto de encontro de alguns jovens, menores e acompanhados de garrafas de vinho e/ou cerveja. Parece-me que a placa que avisa que aquele espaço tem videovigilância deve servir para... nada. Aliás, tenho de ver com mais atenção o jardim, porque nestas minhas incursões nunca percebi onde estavam as tais câmaras.
4 - Dois parques de estacionamento com iluminação deficiente, muitas das zonas estão completamente às escuras. PERIGO de assalto.

Mas será que isto não é evidente de tão básico?
Estão à espera de quê? Que as pessoas comecem ali a ser assaltadas ou que caia alguém no buraco com água que lá puseram?

Talvez isto sirva para perceber uma das razões porque aquele jardim, onde a autarquia gastou tanto dinheiro público, está sempre entregue às moscas.

Teresa Salvado

1 comentário:

Anónimo disse...

Não percebo tanta agressividade para com o Jardim da Música. Antigamente era um espaço cheio de pó, lama e entulho, hoje é um parque bonito, onde todos os dias vejo da minha janela dezenas de criacar, pessoas e passear e até a fazer a sua corrida matinal, como é o meu caso.
É claro que concordo que há problemas a corrigir, não é um espaço bonito agravável, onde já se fizeram eventos interessantes e cheios de gente, como o cinama ou, mais recentemente, as misses, com milhares de pessoas a assistir.
Há bem pouco tempo vi uma mãe a ajudar o seu filho a dar os primeiros passos na relva deste jardim,uma imagem linda, que fotografei na minha memória. Ainda que fosse só por isso, já tinha valido a pena.

Carla Perez