4.8.10

Odivelas - Viaturas/Vereadores.


Como foi noticiado defendi em sede A. Municipal, aquando da discussão do Plano Municipal de Cotenção, que não se justifica que cada Vereador da C. M. de Odivelas, tenha uma viatura e um motorista exclusivamente ao seu serviço. Num concelho com pouco mais de 25 KM2 esta mordomia é um desperdicio de dinheiro e de recursos.

Dinheiro, porque tudo isto sai caro (carros, gasolinas, seguros, oficinas, motoristas, etc.); de recursos, porque os motoristas poderiam estar a fazer outros serviços que fossem mais úteis aos municipes.

Depois de várias pessoas terem manifestado o seu acordo com a minha posição, agora é a vez de Vitor Peixoto no seu blogue (Acreditar para viver melhor) manifestar publicamente uma posição identica à minha, alegando abusos na utilização de viaturas municipais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Miguel Xara Brasil,

Quero-lhe dizer que considero legítima a sua opinião (em Democracia todas as opiniões são legítimas...), embora dela discorde porque considero (com a mesma legitimidade) que a mesma pode ter inerente alguns laivos de populismo que considero sempre perigoso, ainda para mais nos tempos que vivemos. Agora curiosíssima é a opinião que refere de Vítor Peixoto sobre o assunto. É que não tenho memória de Vítor Peixoto ter a mesma opinião quando era Vereador, não me recordo de nessa altura ele ter abdicado de carro e motorista, tal como não me recordo de, enquanto Vereador responsável pelos Transportes Municipais alguma vez ter proposto tal medida (que naturalmente teria a minha discordância como já referi). O que não significa que os abusos, como todos os abusos, caso existam, não sejam naturalmente condenáveis. Mas estou seguro que, caso alguma vez cheguem ao seu conhecimento situações dessa natureza, a Sra. Presidente da Câmara será a primeira a actuar nessa matéria!
Cumprimentos, José Esteves.

Anónimo disse...

A memória do Sr. José Esteves está fragilizada para além de faltar à verdade sobre o que disse na minha condição de Vereador responsável pelos Transportes, já que enquanto proponente da proposta de regulamento, não incluí a utilização das viaturas por parte dos vereadores no que respeita à auto-condução, até porque como ele tão bem sabe a mesma é ilegal, face ao quadro da legislação em vigor. Curiosamente foi a bancada do Sr. José Esteves na altura PSD, que exigiu a auto-condução para os vereadores e ele sabe melhor do que ninguém porque é que essa exigência foi feita e ela só veio a constar do actual regulamento, porque a Presidente de Câmara cedeu, caso contrário e por minha vontade isso não teria acontecido. Quanto ao não ter abdicado da viatura, de facto não abdiquei, porque isso seria pôr-me numa condição diferente dos outros vereadores, mas tenho a consciência tranquila quanto à sua utilização, para além de que ao longo de 12 anos enquanto Presidente de Junta e com o mesmo direito de ter viatura ao meu serviço, sempre utilizei a minha viatura particular. Ainda lhe digo que fui exigente no cumprimento escrupuloso do regulamento, apesar de não ter nessa matéria a ajuda institucional que deveria ter tido de alguns vereadores e directores.
Quanto aos abusos chegarem ou não ao conhecimento da Srª Presidente, só se ela não andar neste mundo e já agora não tente fazer da senhora uma santinha!
Vitor Peixoto

Miguel X disse...

Caro José Esteves,

Claro que pode e tem todo o direito de discordar da minha opinião e até mesmo de insinuar uma catalogação como o fez, essa é a essência da democracia e no debate de opiniões é que pode está evolução da sociedade.

Contudo, mesmo que eu aceitasse que a mesma tivesse “alguns laivos de populismo” como questiona, não é por isso que a mesma tem sentido ou deixa de o ter. Ora porque será que uma opinião ou proposta que seja considerada populista ou popular não poderá ser válida?

O que está em questão é a racionalização dos recursos da câmara e os custos que os afectam devem ser sempre racionalizados e questionados. Não faz sentido que num concelho com 25 km2, onde os Vereadores que aí habitam não precisam de mais de 10 minutos para chegar de casa ao gabinete tenham uma viatura e motorista para uso exclusivo, até porque inclusivamente sai mais barato fazer essas mesmas deslocações de táxi. Isso não impede que os Vereadores requisitem um carro para distâncias maiores ou para dias em que esteja previsto um maior número de deslocações.
Outra das razões porque entendo que esta medida faz sentido, é porque numa altura em que se pede sacrifícios a toda a população e a funcionários municipais este era um bom sinal. Nestas coisas o exemplo tem que vir decima.

Não posso deixar ainda de mostrar minha estranheza pelo facto de sempre que se fale em cortar custos com a classe política, venha sempre à baila o termo de populista. Para mim isso é que é perigoso, impede muitas vezes que se cortem muitas das despesas supérfluas que o estado e as câmaras têm, as quais fazem derreter o dinheiro de todos nós e hipotecar o futuro das novas gerações.

Quanto ao resto, não me cabe a mim defender o teor do post do Sr. Vitor Peixoto, até porque vi que ele já o fez, mas um pouco de atenção não fará mal a ninguém.

Com os Melhores Cumprimentos,

Susana Guerreiro disse...

Caro Xara-Brasil

Li com atenção o post que publicou, bem como a opinião do Sr. Ex-Vereador Vítor Peixoto, a qual refere, a dada altura, ser semelhante à sua, e sobre as quais gostava de deixar as duas reflexões:

- Em primeiro lugar, afirma que as opiniões são idênticas, mas permita-me discordar.

Da sua opinião depreendo uma preocupação, seguramente legítima, sobre recursos e afectação dos mesmos, enquanto da parte do Senhor Vítor Peixoto apenas um ataque insidioso, cego e desproporcionado.

Na política, como na vida, todos têm direito à sua honra e dignidade, direito, aliás, consagrado na Constituição da República Portuguesa.

Todos os cidadãos têm o dever de denunciar, em local próprio, apresentando matéria de prova, qualquer situação ilegal da qual tenham conhecimento, mas ninguém tem o direito manchar de sombra a reputação de outros através do boato e da insinuação.

E sobre isto nada mais tenho a acrescentar

- Sobre a existência de viaturas Municipais e motoristas afectos aos Gabinetes dos Vereadores, de facto o Concelho tem uma extensão pequena, apenas 27 km2, mas, é felizmente, rico em equipamentos públicos, serviços públicos, associações, colectividades, instituições de apoio social, etc., que fazem com que os nossos Autarcas tenham de se desdobrar em dezenas de deslocações diárias dentro e fora do Concelho.

É também injusto, que se refira que os motoristas estão em exclusividade afectos à tarefa de transportar Vereadores, pois fazem, também, muito trabalho de expediente e apoio administrativo dentro dos respectivos gabinetes

Os motoristas do Município, classe profissional pela qual tenho muito respeito, são efectivamente necessários e têm sido um apoio importante ao trabalho diário de Vereadores, Deputados Municipais, Dirigentes e Técnicos Municipais, pelo que não seria justa nem consequente a extinção dos seus postos de trabalho.

Como vê, Xara-Brasil, aqui estão opiniões e visões, necessariamente diferentes algumas (decorrentes da ideologia politica, outras da experiência…).

Estamos no campo da troca de argumentos elevada, aquela que dignifica a política e os políticos, até mesmo quando o José Esteves se refere a “populismo”, não está, seguramente, e como o próprio afirma, a colocar em causa a legitimidade das suas opiniões.

Conte sempre comigo para discutir consigo ideias e projectos para este Concelho e para o País. Para a insinuação e a calúnia não estou, e jamais estarei, disponível. Estou certa que, aqui, estamos de acordo.

O Xara-Brasil estará sempre bem acompanhado pela sua ideologia política e pela sua vontade de participar, não carregue consigo ódios e oportunismos alheios.

Com consideração,


Susana Guerreiro

Miguel X disse...

Ilustre Colega Susana Guerreiro,

É com enorme alegria que a vejo participar aqui no blogue, seja bem-vinda!

Por norma, sempre que feito com elevação e seriedade, gosto de poder “discutir” ou trocar opiniões com pessoas que tenham em determinados assuntos, ou mesmo da vida, uma visão diferente da minha. Geralmente poderão ser mais produtivas e sem duvida mais esclarecedoras.

Quanto ao teor do seu comentário:

1 - Não querendo de forma alguma entrar numa discussão sobre pessoas ou caracteres, por norma não as faço neste tipo de espaços, quero deixar bem claro, pese o facto de por vezes mudar de opinião (só os burros não o fazem), que dificilmente me deixo influenciar em tudo o que se refere a valores morais. O ódio e o oportunismo não encaixam na minha forma de estar na vida.

2 - Não conhecendo eu o sr. Vítor Peixoto pessoalmente há muito tempo, quero deixar claro que tenho por ele a mesma consideração e estima que tenho por qualquer outra pessoa que nunca me atraiçoou e que para além disso, entre outras coisas, já por várias vezes se mostrou solidário comigo.

3 - Pese o facto de considerar no seu texto o concelho rico em equipamentos (eu não o considero), duvido que algum dos vereadores faça habitualmente dezenas de deslocações por dia no âmbito do seu trabalho de autarca. Dez deslocações, com a média de uma por hora, igual a dez horas. Quereria isso dizer que os Vereadores não fariam praticamente mais nada e nisso é que eu não quero, nem posso acreditar.

4 - Sem desprimor para os motoristas dos vereadores, não me parece que eles sejam as pessoas mais habilitadas e mais vocacionadas para o trabalho administrativo, nem tão pouco as mais motivadas, caso contrário teriam optado por outra profissão.

5 - Já fui motorista, trabalhei cerca de 20 anos com motoristas de ligeiros, de pesados, portugueses e de diversas outras nacionalidades, por isso sei bem o que isso é. O que coloco em causa, não é a classe dos motoristas, nem a dos municipais, nem tão pouco a dos motoristas dos senhores vereadores, o que coloco em causa é:
a)Que cada vereador tenha um carro e um motorista.
b)Se os motoristas não teriam mais rentabilidade, ou seja, se a população não beneficiaria mais, se eles fizessem outro tipo de serviço.

Com os Melhores Cumprimentos,