17.6.10

Porque vos baixeis vós senhores?

A Propósito das “Conferências de Odivelas” promovidas pelo “Circulo Dom Dinis”, gostaria de vos convidar a fazerem comigo um recuo na história de Portugal para pensarmos um pouco em Dom Dinis…

Sendo o tema “Portugal Contemporâneo, Realidade e Desafios”, ainda mais se justifica o tal retrocesso na história de Portugal!

Numa época em que a carência de bons líderes é um factor dominante, eis que surge uma frase magnificamente soletrada, nem sei bem em que contexto: “Cada um ser líder de si próprio

Ora muito bem, Dom Dinis “O Lavrador” além de ter sido o sexto Rei de Portugal, era dado a alguns comportamentos pessoais um tanto ou quanto estravagantes... mas acima de tudo primou por ser um rei dinâmico proactivo e impulsionador da cultura nacional reinou 46 anos. Até o povo o denominou com a seguinte frase: “Dom Dinis fez o que quis”

Aqui temos portanto um exemplo, de liderança em causa própria, inteligentemente conjugada com as benfeitorias nacionais sobejamente conhecidas!

Transpondo este modelo de liderança para as acções praticadas pelos líderes no nosso Concelho, só consigo vislumbrar uma destas vertentes, isto é, unicamente a liderança da sua própria causa. O que é grave!!! Anda mais quando se evocam os antepassados teremos forçosamente de olhar para a história e apreender com ela, tirar ilações e transpô-las para a realidade actual!
(continua)

1 comentário:

Manuel Gil Antunes disse...

Para melhor entender o verdadeiro sentido e alcance da minha "frase magnificamente soletrada", recomendo a leitura do livro "Liderança Heróica" do Prof. Chris Lawney e o Ideário dos Colégios da Companhia de Jesus. Estou certo que o Miguel Xara Brasil também concordará com o sentido da frase.
Manuel Gil Antunes